Amanda Karina Custódio, aluna da Faculdade de Engenharia de Computação, atua na multinacional PromonLogicalis

Amanda Karina CustódioApós ingressar como estagiária da área de Operações na multinacional PromonLogicalis em fevereiro de 2013, atuando na disciplina de Acesso (tecnologias sem fio), Amanda Karina Custódio, aluna da Faculdade de Engenharia de Computação da Unisanta, foi recentemente efetivada pela empresa. Resultado da associação entre o grupo br
asileiro Promon e a inglesa Logicalis, a multinacional PromonLogicalis é uma provedora de serviços e soluções de TI com atuação concentrada na América Latina e operações em países como Brasil, Argentina, Chile e México, entre outros.

Atuando na área de acesso, Amanda foi efetivada pela empresa com um ano de antecedência, já que seu contrato de estágio tinha validade de dois anos. “Atualmente, estou alocada em um projeto de uma das maiores operadoras de telefonia móvel do país e meu trabalho consiste em analisar pontos de viabilidade técnica para instalação de equipamentos de acesso à rede Wi-Fi para clientes em toda a cidade de São Paulo e Rio de Janeiro, além de pontos estratégicos como aeroportos, prédios comerciais e universidades”, explica a estudante, que também colabora na elaboração e revisão dos projetos técnicos e na configuração e ativação dos equipamentos já instalados.

Buscando maior qualificação, Amanda obteve recentemente a certificação Cisco CCNA (Cisco Certified Network Associate) “Routing & Switching”, uma das mais importantes do setor e atualmente está realizando um curso visando uma segunda certificação (“Cisco CCNA – Wireless”), muito útil para a sua área de atuação: “para o futuro, pretendo me especializar mais na parte técnica e, a médio prazo, seguir para a área de gestão de projetos”, relata a aluna que, antes de ser selecionada pela multinacional, passou por provas on-line de português, inglês e raciocínio lógico, seguidas de dinâmica de grupo e de uma entrevista com três gestores, além de testes psicológicos.

Para aqueles que pretendem seguir seus passos, Amanda aconselha um bom conhecimento de inglês. “Principalmente na área de tecnologia, o inglês é essencial e todo material para estudos está em inglês, assim como a prova de certificação e diversos treinamentos – enfim, um bom nível de inglês é requisito básico. É também importante escolher qual área se pretende seguir, direcionando seus estudos, cursos e certificações”, sugere.

Falando sobre a importância da universidade para a sua formação acadêmica, a aluna de Engenharia de Computação destaca que seus estudos contribuíram muito para o desenvolvimento de seu raciocínio lógico e também para aprender a pesquisar: “as disciplinas ministradas pela professora Irene e pelo professor Hugo Santana, por exemplo, abordaram temas que são extremamente importantes para as atividades do meu dia-a-dia”, finaliza.