Douglas Penha: mais um aluno de Engenharia de Computação na multinacional Philips

Douglas PenhaAluno da Faculdade de Engenharia de Computação da Unisanta, Douglas Penha estagia atualmente na área de IT Security, Risk, Compliance & Quality da multinacional Philips. Com sede na Holanda e uma das líderes globais em diversos segmentos, a companhia, fundada em 1891 por Anton e Gerard Philips, desenvolve soluções para a saúde, estilo de vida e iluminação, contando com quase 120 mil funcionários em mais de 60 países.

Trabalhando com toda a parte de segurança da informação (controles de vírus, controle de acesso à pastas, conscientização de uma boa utilização do computador), Douglas faz uso de tecnologias como ePO (ePolicy Orchestrator, da McAfee), ferramentas de scanning de rede, de quebra de senhas, entre outras. “É importante ressaltar que a maior parte do time de segurança está nos EUA e na Holanda e meu serviço consiste em acompanhar e investigar alguns dos relatórios que são encaminhados para nós”, explica o aluno, que obteve recentemente a certificação ITIL Foundation V3.0.

Atualmente envolvido em três projetos, Douglas pretende se aprofundar cada vez mais na Gestão de Processos de TI. “As empresas cada vez mais percebem o quanto a área de Tecnologia da Informação é importante, e que, quando bem gerida, fundamental para atingir os seus objetivos e impulsioná-las ao sucesso”, revela o estudante.

Recomendando aos alunos de Engenharia que se preparem para um mercado aquecido, mas com escassez de mão-de-obra especializada, Douglas aponta o estudo do inglês como fundamental para o sucesso profissional, além de destacar a importância da Faculdade de Engenharia de Computação para a sua formação: “o curso de Engenharia nos ensina a pensar melhor em como resolver problemas que ainda não existem. Esta é a função do Engenheiro. Projetos como o Submarino, com a Prof. Dora e Luta e Futebol de Robôs, com o Prof. Moino, dão uma maior percepção de como é trabalhar em projetos e nos mostram, na prática, o que aprendemos na teoria”, destaca.