Engenharia Eletrônica

Você sabe o que faz um engenheiro eletrônico? O engenheiro eletrônico é um profissional especializado que possui os conhecimentos e as habilidades específicas necessárias para o projeto e desenvolvimento de componentes e sistemas eletrônicos.

Suas habilidades envolvem desde o estudo e a especificação dos materiais a serem utilizados até a perfeita integração entre os diferentes equipamentos eletroeletrônicos e as tecnologias de hardware e software que, corretamente combinadas, permitirão que os objetivos propostos sejam atingidos.

Mercado de trabalho

O engenheiro eletrônico é o profissional preparado para atuar no mercado de trabalho em companhias e empresas nas áreas de automação industrial, sistemas de telecomunicações, desenvolvimento de equipamentos eletrônicos, projeto e operação de sensores e atuadores industriais, operação e manutenção de equipamentos eletrônicos, controle e gerenciamento de processos industriais, pesquisa e implementação de sistemas utilizando energias renováveis, entre outras.

O profissional deve ser capaz de explorar toda a capacidade de equipamentos de alta performance tecnológica para utilização nas mais diversas áreas, atuando em áreas como Telecomunicações, Automação Industrial, Robotização, Instrumentação e afins.

Unisanta: tradição no ensino de Engenharia Eletrônica

Trabalhos e pesquisas são incentivadas em diversas áreas através dos vários núcleos de estudos e laboratórios do curso, como os grupos de Lógica Paraconsistente Aplicada em Automação e Robótica, Lógica Aplicada em Sistemas Inteligentes, Pesquisa em Métodos Tecnológicos Aplicados à Bioengenharia e Pesquisa em Engenharia Aplicada, estimulando a participação de alunos em competições e congressos nacionais (como o Congresso Nacional de Iniciação Científica) e Neorama, evento de fomento ao empreendedorismo e inovação, possibilitando o desenvolvimento de diversas habilidades e aliando teoria à prática.

Um dos projetos de maior impacto nos últimos anos é um sistema que dispensa o uso dos pedais dos caiaques de alta performance, permitindo que paraplégicos possam movimentar o equipamento através de um leme que pode ser acionado com as mãos. O projeto foi totalmente desenvolvido por estudantes dos cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica da universidade e vencedor do concurso Neorama, realizado pela Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS) com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos.

Saiba mais sobre o curso de Engenharia Eletrônica (página externa)