
Desenvolvido como parte da disciplina Eletrônica Aplicada, ministrada pelos professores Luís Fernando Pompeo Ferrara e Sabrina de Cássia Martinez, o projeto Rá-Tim-Bum – também conhecido como “Máquina de Golberg” – há anos desafia estudantes de Engenharia de Computação a aplicarem os diferentes conceitos apresentados e praticados durante as aulas do curso na resolução de problemas. Dentre os principais objetivos do projeto estão o estímulo ao trabalho em equipe e a busca por soluções criativas.

Uma das responsáveis pela disciplina, a professora Sabrina de Cássia Martinez explica que, através do projeto, que é desenvolvido em grupo, o estudante acaba tendo um primeiro contato com o desenvolvimento e o gerenciamento de um cronograma de tarefas: “o estudante precisa pesquisar sobre assuntos diversos relacionados ao tema escolhido, comprar e pesquisar componentes, montar e desenvolver os circuitos eletrônicos e a estrutura física. Este tipo de organização é essencial para se obter sucesso”, sugere a docente, que explica que o projeto começa com a apresentação dos requisitos que deverão ser cumpridos pelos estudantes.
Aluna do curso Engenharia de Computação, Letícia Clavisso (foto acima, segunda à esquerda) destaca que o projeto Rá-Tim-Rum representa um grande desafio, principalmente por se tratar da primeira tarefa de graduação relativamente complexa: “nosso grupo propôs um parque de diversões automatizado, com brinquedos como montanha-russa, roda gigante, chapéu mexicana e barco viking totalmente motorizados e controlados pela plataforma Arduino”. Ressaltando o crescimento acadêmico trazido pela iniciativa, a aluna entende a experiência como gratificante e necessária para aperfeiçoar os conhecimentos obtidos em sala de aula: “o cumprimento de cada etapa é uma grande vitória e cada erro traz um novo desafio. Foi necessário preparar várias placas de circuito impresso, programar os diversos estágios do projeto, além de construir toda a estrutura. A cada novo desafio, a cada novo projeto, tenho certeza de que é isso que quero para a vida”.
Felipe Roque, também aluno de Engenharia de Computação, aponta a liberdade para a escolha do tema do projeto e a necessidade de busca por soluções alternativas quando as ideias iniciais falharam como diferenciais do Rá-Tim-Bum: “meu grupo, desde o início, decidiu trabalhar em módulos, desenvolvendo e integrando os componentes considerados finalizados ao projeto final e buscando alternativas sempre que algo se mostrava inviável. Com isso, pudemos terminar o projeto e atingir a todos os requisitos impostos”, explica o estudante.
Rá-Tim-Bum – Desenvolvido com o auxílio da plataforma Arduino para o controle, a entrada e a saída dos eventos, o desafio proposto aos alunos através da disciplina Eletrônica Aplicada deve, segundo as diretrizes do projeto, funcionar do início ao fim sem ajustes e ser perfeitamente executado três vezes para ser considerado validado, entre outras diretrizes estabelecidas pelos professores-orientadores. Cada grupo deve também apresentar um relatório explicando em detalhes o funcionamento do projeto e os componentes envolvidos e todas as soluções propostas pelos estudantes devem ser presencialmente apresentadas a um grupo de professores do curso especialmente convidado para a avaliação dos trabalhos.
Enquanto os projetos de 2017 estão em fase final de desenvolvimento, confira a galeria de imagens e as formações dos alunos que participaram do projeto nos anos de 2016 e 2015.
Ano de 2016
Grupo I – “Aeroporto”
Adriana Aparecida de Oliveira Reis Santos
Lucas Bezerra Costa da Silva
Davi Augusto Kleiser dos Santos
Thomas Alexandre G. O. R. Simões

Grupo II – “Estação Espacial”
Gabriel Guerra Dos Santos
Israel Franca F. Durra
Cahue G. de Araújo
Thomas Tavares Dias

Grupo III – “Usina Hidrelétrica”
Ygor Telmo Rodrigues
Pedro Joaquim Verni
Guilherme Lameiras Fernandez
Gabriel Oliveira S. Silva

Grupo IV – “Estação de Tratamento de Água”
Lucas de Lima Godoy
Luis Micael Q. Cavalcante
Lucas Henrique dos Santos
João Ibanhes

Grupo V – “Cidade”
Caio Augusto I. dos Santos

Grupo VI – “Harry Potter”
Angela De Lima Menezes
Bianca M. Dionizio
Nicollas L. Frazão Santos
Vinicius C. M. Cosendey

Grupo VII – “Misturador de Bebidas”
Vinicius Campos Gregório
Rodrigo Dias Almeida
Marcus V. A. R. dos Santos
Lucas Carvalho Rodrigues

Grupo VIII – “Parque de Diversões”
Daniel Alexandre Carneiro
Filipe Maia da Silva Rodrigues
Igor H. Agueme
Matheus Ene Garcia

Grupo IX – “Batman”
Rafael Roberth S. Sampaio
Gabriel Matos de Suza Lima
Matheus Cervantes Silveira

Grupo X – “Natal”
Diego Dias Andreosi
Eduardo Cardoso F. Neto
Gabriel Bittar

Grupo XI – “Pacman”
Gabriel Del G. D’assunção
João Victor A. Fernandes

Grupo XII – “Parque de Diversões”
João Vitor Silva Barros
Manoel F. T. Lopes
Luis Felipe I. do Aido
Pedro Marcos G. A. D. Pinto

Ano de 2015
Grupo I – “Parque De Diversões”
Adriana Aparecida de Oliveira Reis Santos
Daniel Baltar Ferreira
Leticia Barboza Clavisso
Lucas Santana Ferreira

Grupo II – “Jogos Antigos”
Davi Augusto Kleiser dos Santos
Gabriel de Carvalho Souza
Gustavo Dias Lobianco de Souza
Lucas Bezerra Costa da Silva

Grupo III – “Corrida”
Bruno Raphael Ferreira de Souza
Felipe Roque
Rafael Leal
Vitor Satyro Vitturi

Grupo IV – “Vingadores”
Alexsander Gois S. de Souza
José M. Santana Júnior
Matheus Fernandes Florentino
Luiz Henrique P. Cardoso

Grupo V – “Hora De Aventura”
Ariovaldo Odolgan Rodrigues Junior
Rafael Alexandre dos Santos Martins

Grupo VI – “Tom & Jerry”
Diogo Medina

Grupo VII – “Fast & Furious”
Gabriel Guerra dos Santos
Gustavo Eiji Matimoto
Lucas Alves da Silva Duarte
Paulo Vitor Delfino Santos

Grupo VIII – “Porto Marítimo”
Gabriel Souza de Paula
Lucas Moraes Gomes
Luiza Oliveira Santos Moraes de Souza
Stefani Delmondes Makiuchi

Grupo IX – “Pac-Man”
Bruno de Souza Silva
Vinicios Moraes Anhas
