Criado pelos alunos Felipe Bardella, Victor Gazolli e Vinicius Zancanari, o projeto “Monitor de incêndios em tempo real” possui como principal objetivo colaborar na prevenção de incêndios florestais, medindo parâmetros ambientais a partir de sensores de CO2, umidade e temperatura, com os dados sendo transmitidos para um servidor via comunicação de rádio e exibindo o risco de fogo através de uma aplicação web. O projeto foi supervisionado pelo professor Sergio Schina como parte da disciplina “Fundamentos da Internet das Coisas”, do curso de Engenharia de Computação.
Vinicius Zancari, integrante da equipe, explica que o maior desafio enfrentado pelo grupo foi compreender e utilizar a tecnologia LoRaWAN (utilizada na comunicação de rádio), sobre a qual o grupo não encontrou material suficiente em português: “a nossa melhor estratégia envolveu utilizar a engenharia reversa, o que nos obrigou a analisar um código para entender o seu funcionamento”.
O aluno também entende que trabalhar em um projeto como esse oferece uma experiência completa de como um engenheiro deve atuar: “nós planejamos, documentamos e executamos todo o projeto, desde o software [que apresenta os dados ao usuário], hardware, firmware e a hospedagem da aplicação”, comenta.
Internet das Coisas – Responsável pela disciplina através da qual são apresentados e implementados os conceitos do que atualmente é chamado de IoT (“Internet of Things”), Sergio Schina, também gestor do InovFabLab (laboratório de fabricação digital da Universidade Santa Cecília) acredita que, por meio do projeto, os estudantes tenham conseguido colocar em prática todo o conhecimento obtido durante o curso nestas atividades.
“Todos os grupos entregaram projetos funcionais, então me sinto muito orgulhoso”, conclui o professor, que ressalta que dois dos projetos gerados na disciplina “Fundamentos da Internet das Coisas” já estão se transformando em TCCs do curso de Engenharia de Computação.