Formado em Engenharia de Computação, Manoel Fernando é analista júnior na Livelo

Formado em Engenharia de Computação pela Unisanta, Manoel Fernando hoje atua como analista júnior na Livelo. Criada no ano de 2016 através de uma parceria entre dois dos maiores bancos do país, Bradesco e Banco do Brasil, a Livelo se apresenta como a maior empresa de recompensas do país, permitindo que os pontos acumulados possam ser resgatados e utilizados em produtos, experiências e serviços.

Colaborando com a companhia desde outubro de 2019, Manoel trabalha na área de Arquitetura Técnica, um dos três segmentos da área de Arquitetura de Sistemas, que compreende também as áreas de Arquitetura de Solução e Arquitetura Corporativa. “Assim que iniciei o estágio fui indicado para trabalhar no segmento de APIs. No meu cotidiano, utilizo uma plataforma específica para explorar novas funcionalidades e necessidades de negócio”, explica o ex-aluno, que também participa periodicamente de reuniões e projetos para discutir novas soluções, plataformas e a adoção de novos padrões de tecnologia.

Também responsável pelas documentações de boas práticas de desenvolvimento, Manoel produz materiais que ajudam os novos colaboradores a melhor compreenderem e utilizarem a plataforma de trabalho. “Nessas documentações, eu apresento a plataforma e os estudos de caso que realizei, auxiliando também no desenvolvimento quando necessário”, revela o ex-aluno, que atualmente participa de um novo time para integrações tecnológicas. “Atuarei como arquiteto técnico deste time com o objetivo de explorarmos novas ferramentas e tecnologias que possam ser implementadas para melhorar a qualidade e a integração dos nossos sistemas”.

Planejando seguir com sua carreira técnica com o objetivo de atuar como gestor na área de arquitetura, Manoel conta que o maior desafio enfrentado até aqui envolveu uma atualização de versão da plataforma utilizada por sua equipe. “Precisamos validar tudo o que anteriormente funcionava, mas que, na nova versão, apresentava falhas. Para resolver os problemas, eu e um colega analisamos todos os registros de erros, que foram corrigidos junto com uma consultoria especializada. Entre outras funções, mapeei todos os fluxos envolvidos e as pessoas necessárias para a realização dos testes. Em caso de erro, eu auxiliava na resolução do problema. Fizemos reuniões e trabalhamos durante dois meses para nos organizarmos com todos os times”, conta.

Sobre sua experiência como estudante do curso, Manoel conclui que as atividades em equipe o ajudaram bastante, já que tudo o que hoje faz em seu trabalho acaba sendo em grupo: “percebi que, com a experiência de projetos da faculdade, conseguia trabalhar muito bem em equipe. As matérias de Introdução a Computação, que trata de assuntos ligados à lógica de programação, e Banco de Dados me auxiliaram a ter uma base sobre desenvolvimento, e também pude colocar em prática o conhecimento em Java adquirido no curso em uma prova de conceito durante o estágio”.