Analista de projetos, Thomas Dias atua na B3, maior bolsa de valores, mercadorias e futuros da América Latina

Ex-aluno do curso de Engenharia de Computação da Unisanta, Thomas Dias hoje atua como analista no escritório de projetos da B3, com sede em São Paulo. Anteriormente conhecida como BM&F (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros), a BM&F fundiu-se em 2017 à CETIP (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados), dando origem à B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Maior bolsa da América Latina, a empresa tem posição global de destaque no mercado e oferece uma grande variedade de serviços, incluindo a administração dos sistemas de negociação, compensação e liquidação, entre outros.

Na companhia desde julho de 2019, na qual iniciou como estagiário, Thomas foi efetivado no início de dezembro de 2020, permanecendo como colaborador do escritório de projetos. “Desde o meu ingresso, já fui responsável por diversas atividades, da formulação da pauta para reuniões executivas, passando pela criação de atas de reuniões com nossas controladas até a coleta de informações para o relatório semestral que o Banco Central do Brasil solicita para a empresa, entre outras tarefas”, explica o ex-aluno, que hoje é parte do time de desenvolvedores da empresa, apoiando os gestores no mapeamento, medição e definição de indicadores de metas dos projetos.

Trabalhando hoje em uma das bolsas de valores mais importantes do mundo, Thomas explica que, muito antes de se matricular no curso de Engenharia de Computação, já era uma criança curiosa e engenhosa: “estava sempre desmontando e remontando meus brinquedos. Na adolescência, criei apego ao dinheiro, mas de uma forma distinta: como aquilo era feito? Por que as lojas cobravam pelos produtos? Essas foram algumas perguntas que me lembro fazer nessa fase de crescimento. Aos poucos, me aventurei no mundo da tecnologia e entrei para a faculdade. Muitas perguntas eu respondi e algumas ainda estou respondendo”, conta.

Entre seus planos para o futuro, Thomas se vê cada vez mais imerso no mercado financeiro, contribuindo com a criação de novos produtos que mudem para melhor o dia a dia das pessoas: “na B3, uso conceitos técnicos aprendidos na faculdade, ao mesmo tempo que consigo respostas para as minhas perguntas mais antigas”.

“A Universidade Santa Cecília sempre promoveu toda a infraestrutura para as atividades do curso. Isso, sem dúvida alguma, foi fundamental para o aprofundamento dos nossos conhecimentos. Um momento em que pude aplicar o que aprendi na faculdade foi quando participei do desenvolvimento de visões automatizadas de indicadores da área, desde a lógica a ser utilizada até as linhas de código necessárias para a conclusão desse trabalho”, explica o ex-estudante, que iniciou neste ano um MBA na área de finanças, através do qual busca solidificar seus conhecimentos sobre o mercado financeiro, criando oportunidades para a sua carreira: “meu objetivo de carreira é atuar na área de gestão”.