Daniel Carneiro, ex-aluno de Engenharia de Computação da Unisanta, é trainee de TI do banco Safra

Formado em Engenharia de Computação pela Universidade Santa Cecília, Daniel Carneiro integra, desde novembro de 2020, o programa de trainees de tecnologia da informação do Banco Safra. Considerada a quarta maior instituição do seu segmento do país, o banco, que faz parte do grupo J. Safra, possui mais de 233 bilhões de reais sob sua gestão, mais de 36.000 colaboradores e está presente em mais de 160 cidades.

Participando de um programa de formação chamado “Technee”, Daniel hoje atua na área de serviços de canais/mensageria, dentro da área de TI. “Sou responsável pelo desenvolvimento de sistemas que controlam o fluxo de mensagens entre os sistemas do banco e os clientes. Quando você realiza um Pix, por exemplo, normalmente chega alguma mensagem no seu celular, via SMS, ou no seu e-mail. Isso é feito por um sistema automatizado, provavelmente arquitetado pela área de mensageria do seu banco. Nós desenvolvemos soluções que fazem essa integração entre o Safra e os clientes, e provemos isso a todas as áreas do banco, integrando com todos os aplicativos e sistemas internos”, explica o ex-aluno, que também lidera um projeto chamado Digital Workplace com outros quatro trainees com o objetivo de desenvolver uma nova intranet para a instituição.

“Algumas pessoas pensam que trainee é a mesma coisa que estagiário, mas não é. No programa de trainee, passamos por um processo completo de formação de liderança e de aceleração de carreira. Geralmente, esses processos são extremamente concorridos e oferecem boas remunerações”, revela Daniel, que acrescenta que o programa possui parcerias com faculdades e, a todo momento, participa tanto de workshops técnicos como voltados para o desenvolvimento das chamadas “soft-skills”, como são chamadas as habilidades interpessoais.

Buscando se desenvolver cada vez mais técnica e pessoalmente para assumir uma posição de liderança no futuro, Daniel considera que sua experiência no curso de Engenharia de Computação lhe forneceu uma importante base em diversos assuntos e áreas: “mesmo não sendo focado em desenvolvimento de software, acredito que o pensamento de engenheiro e a ampla noção sobre diferentes assuntos agregaram no meu trabalho e na pessoa que sou hoje”, conclui.