Cassiano Lamas, ex-aluno de Engenharia de Computação, é consultor pleno na HeadMind Partners

Ex-aluno do curso de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília, Cassiano Lamas atua, desde junho do ano passado, como consultor pleno de Governança, Riscos e Compliance (GRC) na HeadMind Partners. Fundada em 2000 e anteriormente conhecida como Beijaflore, a empresa, que ajuda corporações na gestão de riscos digitais, opera nas áreas de consultoria de segurança cibernética, projetos digitais e inteligência artificial, e possui escritórios em Paris, Bruxelas, Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro, contando atualmente com 1.500 colaboradores.

Atuando no escritório da capital em projetos de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Cassiano, que foi selecionado para o processo seletivo da companhia através da plataforma LinkedIn, é atualmente responsável por liderar pilares do projeto de adequação à LGPD. “Atuo com mapeamento de processos (data mapping) e análise de riscos (risk assessment), além de apresentar o status dos projetos para nossos clientes semanalmente, fazendo ainda a gestão dos cronogramas dos projetos”, explica o ex-aluno.

Tendo iniciado sua carreira como trainee na multinacional KPMG, Cassiano explica que, no início da carreira, tudo era novidade: “comecei a estudar os assuntos a fundo e vi uma oportunidade para crescer na área de Privacidade e Proteção de Dados. Ainda na KPMG, no início de 2020, comecei a trabalhar em projetos de adequação, e acabei pedindo transferência para a área. Hoje, me encontro em um cenário onde a grande maioria dos profissionais são formados em Direito ou Direito Digital, mas adquiri grande experiência nos últimos dois anos, o que me dá segurança para continuar atuando no segmento. O conhecimento técnico também contribui para que eu consiga ir além do que eu chamaria de ‘mapeamento robotizado’ feito pela grande maioria dos profissionais, permitindo que, em entrevistas com gerentes e diretores dos clientes, eu também possa fazer perguntas técnicas sobre os ambientes e sistemas”.

Cassiano acredita que a universidade o ajudou muito a desenvolver várias de suas habilidades, principalmente no que se refere à comunicação: “os clientes elogiam a maneira como me comunico e me expresso. As apresentações de projetos na faculdade, as feiras, a própria monitoria dos laboratórios, me ensinaram muito. Hoje em dia, no mercado de trabalho, as pessoas que se expressam bem, que passam segurança, são vistas com outros olhos”.

O ex-aluno também relembra que, quando ingressou como trainee na KPMG, foi submetido a uma prova técnica de Segurança da Informação e, graças às aulas da disciplina homônima do curso, obteve um excelente desempenho. “Graças às aulas de Segurança da Informação do professor Hélio Rangel eu consegui mostrar grande conhecimento e passar na entrevista técnica”, conclui Cassiano, que pretende continuar sempre estudando, obtendo certificações e iniciar uma pós-graduação em Direito Digital.