Vitoria Kussaba: aluna de Engenharia de Computação estagia na multinacional Scania

Estudante do curso de Engenharia de Computação da Unisanta, Vitoria Kussaba atualmente estagia na área de TI da multinacional Scania. Fundada em 1891, a companhia sueca é uma das maiores fabricantes globais de veículos comerciais pesados e motores marítimos e industriais, e possui operações em países como França, Suécia, Brasil, Holanda e Finlândia, entre outros.

Atuando na área de “Services Delivery IT”, Vitoria colabora com a equipe responsável por fornecer suporte a todo o fluxo de processos do armazém de peças da Scania. “Trabalho com desenvolvimento back-end, front-end e com banco de dados, utilizando tecnologias como C#, .NET, Angular 8 e PL/SQL, entre outras. Iniciei os estudos na área de tecnologia sem conhecimento algum. Toda a minha base veio através do curso de Engenharia de Computação”, explica.

Monitora de laboratórios da universidade por alguns semestres, a aluna crê que a experiência lhe ensinou desde cedo a como se relacionar com as pessoas, o que também acredita ter sido algo essencial para a sua trajetória, já que agora tem contato direto com os usuários das aplicações que ajuda a desenvolver: “acredito que o maior desafio que enfrentei até aqui foi vivenciar a mudança de atuação das tecnologias que eu havia visto somente dentro da sala de aula, e que agora são aplicadas em uma realidade totalmente diferente, com inúmeras integrações”.

Ressaltando o aprendizado e o desenvolvimento pessoal diário proporcionados pelo programa de estágio da multinacional, Vitoria enxerga a Scania como uma grande família, e não imaginava que estaria entrando em uma companhia que preza tanto pelo trabalho em equipe. “Temos uma preocupação permanente com a diversidade e a inclusão, com várias iniciativas e debates sobre esses temas. Tenho a honra de pertencer a uma empresa que tem seu foco principal na sustentabilidade e no lado humano das pessoas, e vivenciar isso sendo aplicado todos os dias não tem preço. Fico muito feliz em conseguir trazer resultados para a minha área, fazendo todo o possível para justificar o investimento da Scania na minha formação”, conclui.