Estudante do curso de Engenharia de Computação da Unisanta, Vitoria Kussaba atualmente estagia na área de TI da multinacional Scania. Fundada em 1891, a companhia sueca é uma das maiores fabricantes globais de veículos comerciais pesados e motores marítimos e industriais, e possui operações em países como França, Suécia, Brasil, Holanda e Finlândia, entre outros.
Atuando na área de “Services Delivery IT”, Vitoria colabora com a equipe responsável por fornecer suporte a todo o fluxo de processos do armazém de peças da Scania. “Trabalho com desenvolvimento back-end, front-end e com banco de dados, utilizando tecnologias como C#, .NET, Angular 8 e PL/SQL, entre outras. Iniciei os estudos na área de tecnologia sem conhecimento algum. Toda a minha base veio através do curso de Engenharia de Computação”, explica.
Monitora de laboratórios da universidade por alguns semestres, a aluna crê que a experiência lhe ensinou desde cedo a como se relacionar com as pessoas, o que também acredita ter sido algo essencial para a sua trajetória, já que agora tem contato direto com os usuários das aplicações que ajuda a desenvolver: “acredito que o maior desafio que enfrentei até aqui foi vivenciar a mudança de atuação das tecnologias que eu havia visto somente dentro da sala de aula, e que agora são aplicadas em uma realidade totalmente diferente, com inúmeras integrações”.
Ressaltando o aprendizado e o desenvolvimento pessoal diário proporcionados pelo programa de estágio da multinacional, Vitoria enxerga a Scania como uma grande família, e não imaginava que estaria entrando em uma companhia que preza tanto pelo trabalho em equipe. “Temos uma preocupação permanente com a diversidade e a inclusão, com várias iniciativas e debates sobre esses temas. Tenho a honra de pertencer a uma empresa que tem seu foco principal na sustentabilidade e no lado humano das pessoas, e vivenciar isso sendo aplicado todos os dias não tem preço. Fico muito feliz em conseguir trazer resultados para a minha área, fazendo todo o possível para justificar o investimento da Scania na minha formação”, conclui.