Formado em Engenharia de Computação pela Unisanta, Igor Agueme é hoje analista de engenharia pleno do banco Itaú Unibanco. Considerada a maior instituição financeira da América Latina e uma das maiores do mundo, o Itaú Unibanco é o maior banco privado do país, estando presente em 18 países operando em diversos segmentos, como investimentos, private bank e cartões.
Na empresa desde outubro de 2019, Igor começou atuando na equipe de sustentação, colaborando no tratamento de ocorrências e incidentes ocasionados por problemas em produção.
“Como parte de uma mudança no modelo de trabalho, o banco firmou uma parceria de longo prazo com a Amazon Web Services (AWS), o que acelerou a ida dos sistemas para a nuvem. Com esse objetivo, foi criada uma equipe específica para atuar na migração dos sistemas de renegociação para a nova plataforma, da qual fiz parte e através da qual tive a oportunidade de trabalhar com as ferramentas mais atuais do mercado, além de conhecer a fundo a arquitetura de uma empresa do porte do Itaú na nuvem”, explica o ex-aluno, que segue alocado no time que cuida da disponibilização de novos produtos de renegociação para clientes que desejam reestruturar sua vida financeira ou que possuam alguma pendência com o banco.
Sobre o maior desafio enfrentado até o momento, Igor aponta justamente o projeto de migração dos sistemas para a plataforma de computação em nuvem. “Era algo muito novo e ainda não desbravado. Foram muitos dias de planejamento e finais de semana para que entrasse em prática, porém o resultado e o quanto isso trouxe de ganho para a área como um todo fez com que tudo valesse a pena”, comenta, destacando a contribuição da instituição durante a pandemia através da iniciativa “Todos pela Saúde”, assim como a permanente valorização da diversidade em seus quadros funcionais.
Refletindo sobre o seu período como aluno do curso, Igor acredita que as matérias de base e fundamentos da computação contribuíram grandemente para que superasse alguns desafios enfrentados em sua vida profissional. “Penso em dedicar minha carreira para o lado mais técnico, e almejo uma posição de especialista na área de tecnologia”, conclui.