Ex-aluno de Engenharia da Unisanta, Francisco Taboada é gerente de entrega das Américas da eslovaca Innovatrics

Engenheiro pela Unisanta, Francisco Taboada é hoje gerente de entregas para as Américas da Innovatrics, companhia de tecnologia sediada na Eslováquia que fornece soluções biométricas para governos e corporações. Fundada em 2004 e crescendo rapidamente desde então, a empresa eslovaca possui operações em mais de 80 países e beneficia mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo, sendo o Brasil um dos países com o maior número de produtos da companhia.

Na companhia há quase 3 anos, Francisco destaca que a Innovatrics possui um forte foco em inovação, e que seus produtos podem ser integrados com diversos sistemas, possibilitando diversos cenários de uso, como emissões de documentos, eleições, produtos bancários, soluções empresariais, entre outros. “Segundo avaliação dos órgãos internacionais competentes, como o NIST [Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia] por exemplo, nossos algoritmos de reconhecimento de impressões digitais, facial e de íris estão entre os mais rápidos e precisos do mundo. O que mais me motiva é o uso criminal da nossa tecnologia, e que já permitiu à polícia capturar diversos criminosos, inclusive no Brasil”, explica.

Atuando anteriormente como gerente de projetos sênior, Francisco comenta que o direcionamento para a área de projetos foi um processo natural, e que acabou gostando muito: “busquei conhecimento nesse campo, cursando um MBA e obtendo certificações como Scrum”, ressalta o ex-aluno, que destaca que a transparência da Innovatrics é o valor corporativo que mais o impressiona: “a empresa é muito aberta a ouvir seus funcionários, o que se traduz em uma maior participação dos colaboradores e, consequentemente, em um trabalho em equipe mais eficiente”.

Francisco esclarece ainda que, após algum tempo como gerente de projetos, acabou promovido a gerente de entregas das Américas. “Nessa posição, sou responsável por garantir que os produtos e serviços sejam disponibilizados aos clientes de acordo com as melhores práticas de gerenciamento de projetos, o que envolve a gestão dos processos de entrega do início ao fim, incluindo a identificação e mitigação de riscos, a alocação e gestão de recursos, e o trabalho com equipes multifuncionais para certificar que todos os aspectos da entrega sejam coordenados e alinhados. Também sou incumbido de gerenciar o relacionamento com os clientes e assegurar que suas expectativas sejam atendidas não apenas durante o desenvolvimento, mas também durante o suporte após a entrega do projeto”, comenta o ex-aluno, que vive justamente agora o maior desafio profissional de sua carreira, gerenciando um departamento com abrangência continental, com clientes e colegas de trabalho de diferentes culturas, horários e objetivos. “Lidar com a identidade de uma pessoa e a importância que isso tem nos dias de hoje torna minha fase profissional atual muito desafiadora”, revela.

Sobre as suas memórias enquanto ex-aluno de engenharia da Unisanta, Francisco relembra, entre outros momentos, do período como monitor, um dos seus primeiros trabalhos para ajudar a custear seus estudos, da dificuldade em chegar no horário por estar estagiando em São Caetano, dos Jogos da Unisanta, da convivência com os professores, e dos amigos que ainda hoje encontra pelo mundo afora e nas feiras de tecnologia. “Meus planos futuros são focados em proporcionar o melhor para a minha família. Estou bastante feliz profissionalmente, e pretendo continuar evoluindo para ajudar a Innovatrics a tornar o mundo um pouco melhor com o uso da biometria”, finaliza.