NASA e Journal Of Modern Physics divulgam artigos de João Inácio da Silva Filho, professor da Unisanta


Artigos do professor João Inácio da Silva Filho (GLPA/Unisanta)Professor dos cursos de Engenharia e doutor pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP), João Inácio da Silva Filho, também docente dos programas de Mestrado da Unisanta, acaba de publicar três novos artigos no conceituado “Journal Of Modern Physics” (Jornal da Física Moderna), uma das mais importantes publicações voltadas para a física moderna e que tem como finalidade a divulgação dos principais avanços na área em âmbito mundial. Dois de seus ensaios foram também recentemente reproduzidos na base de dados de Astrofísica da Nasa (National Aeronautics and Space Administration), agência norte-americana de fomento à pesquisa e ao desenvolvimento de programas de exploração espacial.

Pesquisador da área há 20 anos, Inácio afirma que os mais recentes trabalhos publicados representam importantes avanços nestas áreas: “A Lógica Paraquântica, aplicada na resolução de fenômenos físicos, pode compatibilizar a Teoria da Relatividade e a Física Quântica, gerando modelos que retratam melhor a nossa realidade”, revela o professor.

Artigos – O primeiro texto, “Paraconsistent Annotated Logic in Analysis of Physical Systems: Introducing the Paraquantum Factor of quantization hψ”, publicado em novembro de 2011, estabelece a relação entre um fator matemático desenvolvido pelo pesquisador com base em um tipo especial de lógica capaz de lidar com contradições, a chamada Lógica Paraconsistente, e a constante de Planck, de papel fundamental na teoria da mecânica quântica. “Tudo leva a crer que a descoberta deste fator matemático é muito importante para toda a Física Moderna”, explica Inácio.

Artigos do professor João Inácio da Silva Filho (GLPA/Unisanta)Já em dezembro de 2011, o “Journal Of Modern Physics” publicou o artigo “Analysis of Physical Systems with Paraconsistent Annotated Logic: Introducing the Paraquantum Gamma Factor γψ“, também de autoria de Inácio, que apresenta um fator de lógica paraquântica ligado ao Fator de Lorentz – que, por sua vez, é fundamental na Teoria da Relatividade. “A relação matemática entre estes dois fatores paraquânticos resultam em equações capazes de descrever modelos que representam sistemas físicos tanto relacionados à Mecânica Quântica como à Teoria da Relatividade, que são duas áreas atualmente incompatíveis quando são utilizados os conceitos originados da física clássica.

Os resultados e demonstrações com exemplos das aplicações das equações paraquânticas já foram publicados e estão disponíveis em mais dois artigos que acabam de ser publicado. Intitulados “Analysis of the Spectral Line Emissions of the Hydrogen Atom with Paraquantum Logic” (março de 2012) e “An Introductory Study of the Hydrogen Atom with Paraquantum Logic” (abril de 2012), os papers apresentam um modelo para o átomo de Hidrogênio com a Lógica Paraquântica. Segundo o autor, os estudos demonstram que as equações Paraquânticas podem ser utilizadas para validar teorias e simular um universo paraquântico para o estudo da física, aplicável nas diversas áreas que formam a nossa realidade.

GLPA – Coordenado pelo professor João Inácio da Silva Filho, o Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada (GLPA), sediado na Unisanta, é um dos principais grupos de pesquisa na área, de posição nacional e internacional. Composto por diversos professores ligados aos cursos de Engenharia, o grupo edita a revista científica Seleção Documental e realiza pesquisas sobre aplicações das Redes Neurais Artificiais Paraconsistentes em Sistemas Especialistas e Robótica.