Pedro Crema Campos, formando de Engenharia, estagia em multinacional canadense


Aluno do curso de Engenharia de Telemática da Unisanta, Pedro Ivo Crema Campos estagia na multinacional canadense Nortel Networks, uma das mais conceituadas multinacionais da área de telecomunicações, especializada em tecnologia de redes e que oferece produtos e soluções para WiMAX, CDMA, Next Generation Networks e Metro Ethernet Networks. Campos atua diretamente no campo de pós-venda na parte de “optical”, operando na área de Metro Ethernet Networks e elaborando soluções com equipamentos SDH ótico para o Brasil e o restante da América Latina.

“Nós, do pós-venda, levamos o projeto mais a fundo. Levantamos todos os materiais e equipamentos necessários para a implantação do projeto de modo a fornecer a solução completa. Realizamos contatos com os clientes sobre como será conduzida a implementação e elaboramos documentos para o pessoal de instalação da Nortel. Também produzimos documentos de procedimentos para upgrades de alguma solução já implementada. Caso venha a aparecer alguma dificuldade em campo ou venha a ser implementada alguma solução nova nunca antes testada, os engenheiros do pós-venda atuarão em campo”, explica Pedro.

Antes de passar pelas três etapas do processo seletivo (seleção de currículo, dinâmica de grupo e entrevista com o gerente de Engenharia da Nortel Brasil) e ser contratado pela multinacional, Pedro já havia atuado como estagiário da manutenção elétrica em uma empresa do ramo portuário. “As empresas da região necessitam de pessoal qualificado para oferecer melhores soluções e cortarem custos operacionais para enfrentar a grande concorrência no mercado exterior. Com mais seriedade e profissionalismo, muitas oportunidades de emprego seriam criadas na região, evitando que os jovens precisassem deixar a cidade rumo à capital”.

Entre as opções para o futuro, Pedro analisa duas possibilidades: a de realizar uma pós na área de administração de empresas ou na área de engenharia. “Gosto muito das duas áreas. Se seguir na área de engenharia, não sairei de áreas como pós-venda ou pré-venda, que são partes de uma empresa onde existe projeto. Já a área de administração me daria a chance de ocupar um cargo de gerência ou direção. Por enquanto, espero me formar com honras, dar o melhor de mim no trabalho e, futuramente, quem sabe, me tornar professor universitário”, finaliza.