Luiz Fernando Leal Costa, recém-formado em Engenharia de Computação pela Unisanta: de estagiário a arquiteto de software pleno da multinacional Vivo em pouco mais de um ano

Admitido no programa de estágio da companhia em março de 2022, o ex-aluno de Engenharia de Computação da Unisanta Luiz Fernando Leal Costa se viu, em apenas 5 meses, contratado como arquiteto de software júnior pela Vivo, marca do grupo Telefônica e que atua no Brasil desde 1998 com uma grande variedade de produtos e serviços na área de telefonia. Formado no final de 2022, e cerca de 8 meses após a sua contratação, o engenheiro de computação acaba de ser promovido, assumindo, desde o início de maio, o cargo de arquiteto de software pleno.

“A universidade foi crucial para que eu pudesse me relacionar com diferentes pessoas e entender diferentes pontos de vista. O curso foi essencial para que eu tivesse uma excelente base de conhecimento não só para o meu trabalho, mas para a minha vida também”, destaca Luiz Fernando, que atualmente está cursando um MBA em Arquitetura de Soluções.

Aos estudantes em busca de oportunidades no mercado de trabalho, o engenheiro de computação recomenda que continuem se aprimorando, observando, lendo e experimentando novas tecnologias. “Certa vez, o professor Hugo Santana me deu um conselho que sigo até hoje: se te pedem 10, entregue 15. É também importante entregar algo que tenha qualidade, que vá realmente fazer a diferença, gerando valor. Esse conselho foi o que mais me deu reconhecimento aqui dentro da empresa e fora dela também: não fazer apenas o básico. É fundamental analisar o contexto completo da tarefa e ver como você mesmo pode melhorar o que foi solicitado para entregar uma solução que vá além do mínimo”, sugere.