Luiza Cariani, aluna de Engenharia de Computação da Unisanta, estagia, desde janeiro de 2021, na área de TI da multinacional PepsiCo. A companhia, que está no Brasil desde a década de 50 e cujos produtos estão disponíveis em mais de 200 países, produz e comercializa uma grande variedade de alimentos e bebidas, e está por trás de dezenas de marcas como Pepsi, Gatorade, Doritos, Ruffles e Quaker, entre várias outras.
Estagiando no escritório de gerenciamento de projetos (PMO) da companhia, denominado “Portfolio Management”, Luiza explica que faz, junto ao seu chefe, a gestão das ideias que futuramente se tornarão projetos que envolverão, de alguma forma, a área de Tecnologia da Informação (TI), seja criando um sistema, um banco de dados ou promovendo melhorias em um sistema já existente.
“No detalhe, converso com cada área da PepsiCo e seus representantes de TI para que possamos ajudar a transformar as suas necessidades em um futuro projeto, ensinando sempre as normas, regras e documentações a serem entregues. Também realizamos treinamentos apresentando como funcionam projetos conduzidos com as metodologias ágeis e em cascata, oferecendo ainda apoio para os alinhamentos com setores das filiais internacionais, caso seja necessário prosseguir com o projeto”, explica a aluna, que foi recrutada pela multinacional após passar por diversos testes de lógica, além de um específico para o nível de inglês.
Cursando os últimos semestres do curso, Luiza disse que o curso de Engenharia de Computação tem sido importante por ajudar tanto na área de engenharia, contribuindo para formar gestores, como na de computação, por ensinar como funcionam projetos com requisitos: “projetos da área de TI sempre vêm alinhados com programação e criação de banco de dados. As matérias do curso que abordaram esses temas me ajudaram muito a debater e auxiliar os desenvolvedores em seus projetos”, destaca.
Planejando contribuir e obter certificações tanto na área de PMO como na de desenvolvimento ágil, Luiza revela seu interesse também pela área de cibersegurança. “Pretendo continuar com o terceiro curso da área que já estou fazendo e obter os certificados necessários”, conclui a aluna, que aconselha que estudantes em busca de uma chance no mercado de trabalho acreditem em seu potencial e se inscrevam em todas as empresas nas quais se interessem em trabalhar: “é preciso correr atrás e buscar em todos os lugares possíveis por uma oportunidade”.