Alunos da Unisanta se preparam para estágio na França

Com viagem marcada para o próximo dia 24 de junho, 15 alunos dos cursos de Engenharia da Unisanta estão participando de um curso preparatório em microeletrônica aos sábados, das 11h às 13h30, desde o mês de agosto de 2007, com o objetivo de estagiar em um dos principais centros de pesquisa em microeletrônica do mundo: o AIME (Atelier Interuniversitaite de Micro/nano Electronique) / INSA (Institut National des Sciences Appliquées), em Toulouse. A próxima viagem à França acontecerá no próximo dia 24 de julho. Os alunos da Unisanta permanecerão no AIME até o dia 9 de julho, fabricando chips.

Esta é a décima terceira turma do projeto Toulouse, coordenado pelo professor Djalmir Correa Mendes e com participação restrita a alunos da Unisanta. O intercâmbio é mantido através de acordo mútuo firmado com o AIME/INSA a partir de 1996, no qual a universidade arca com as despesas dos alunos na França.

Seleção – Para a realização do curso e, conseqüentemente, ter a oportunidade de participar do estágio internacional, os alunos passam por uma pré-seleção e por uma extensa fase de preparação.

Segundo Mendes, 36 estudantes dos cursos de Engenharia (modalidades Elétrica, Eletrônica, Computação e Telecomunicações) inscreveram-se para o estágio. Os 15 selecionados através de provas e desempenho ao longo do curso assumiram o compromisso de não faltar às aulas e manter notas compatíveis durante os dez meses de curso preparatório. O coordenador do projeto destaca ainda que o conteúdo estudado aos sábados não é curricular – portanto, o curso preparatório, também ministrado com a participação do professor Gustavo Mendes, visa ensinar tudo o que o aluno precisa saber para participar o estágio.

O intercâmbio internacional com o INSA têm proporcionado além de um contato tecnológico privilegiado em um dos maiores centros de pesquisa do mundo e uma experiência cultural internacional, outras oportunidades para os estudantes: ao longo dos anos, alunos de Engenharia têm sido encaminhados ao Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da USP, concorrendo a vagas de Iniciação Científica; vários dos alunos graduados na Unisanta já foram admitidos no Programa de Mestrado da POLI-USP. Há, inclusive, alunos que já ingressaram em programas de Doutorado.