16ª turma de Engenharia da Unisanta fará intercâmbio na França


Turma de Toulouse 2006Com o objetivo de produzir circuitos integrados na prática, a 16ª turma de alunos de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) se prepara para estagiar em um dos mais importantes centros de pesquisa em microeletrônica do mundo: o Ateliê Interuniversitário de Microeletrônica (AIME) do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse (INSA), localizado em Toulouse, na França. A Unisanta é a única instituição de ensino brasileira credenciada para enviar alunos ao Instituto, que recebe apenas, além dos estudantes brasileiros, alunos da França e da Espanha.

O grupo é composto por alunos dos cursos de Engenharia Eletrônica, Elétrica, e de Computação, que serão supervisionados pelo Prof. Djalmir Correa Mendes, coordenador do projeto. De acordo com o professor, alunos de Engenharia da Unisanta já conquistaram vagas concorridas de iniciação científica, mestrado e doutorado em universidades estaduais e federais, além de se destacarem em concursos no país e no exterior. “Somos referência em formação na área de microeletrônica no país, devido à experiência adquirida na França”, destaca.

Além do estágio no INSA, os alunos terão a oportunidade de conhecer a cultura de outros países da Europa, indo a museus, teatros e aos principais pontos históricos. Além de Toulouse, a comitiva se hospedará ainda em Paris e Barcelona.

Preparação – As aulas preparatórias começam no mês de agosto do ano anterior à viagem. “O curso termina somente quando voltamos da França, parando apenas para as férias acadêmicas”, explica o professor-coordenador do projeto, Djalmir Correa Mendes. O curso compreende aulas teóricas ministradas na Unisanta, e práticas na “Salle Blanche” (sala limpa) do AIME. “Assim sendo, são 130 horas/aula, das quais 90 são teóricas e 40, práticas”, acrescenta.