Aluna de Engenharia de Computação da Unisanta, Angela de Lima Menezes é estagiária da área de Serviços e Suporte à Qualidade da Cielo

Angela de Lima Menezes, estudante do curso de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília, estagia, desde o mês de janeiro deste ano, na área de Serviços e Suporte a Qualidade da Cielo. A empresa, que atua no setor de captura, transmissão e liquidação financeira de transações com cartões de crédito e débito, é líder latino-americana em seu segmento.

Atualmente, Angela trabalha nas áreas de geração de massa de dados e de projetos de testes em incidentes, problemas, solicitações e ações internas e de tecnologia da informação (TI), desenvolvendo atividades nas frentes técnicas e de gestão. “Minhas tarefas vão desde a tratativa e controle destes pontos (que vão para produção em diversas áreas e sistemas) e blindagem do ambiente produtivo, até negociações feitas com equipes das áreas de apoio, análise de métricas e indicadores, entre outras responsabilidades”, explica a aluna, que pretende atuar na área de gestão e, para tanto, pretende participar do programa de trainees da companhia: “o conhecimento técnico é indispensável e essencial em qualquer área em que vier a atuar na empresa, e acredito no potencial do programa para extrair o melhor de cada funcionário”.

Com o conhecimento de quem trilhou este caminho, a aluna de Engenharia de Computação sugere a outros estudantes que ter um objetivo e se preparar para atingi-lo é essencial: “é muito importante manter-se inteirado das tendências e áreas emergentes, pois podem se tornar boas oportunidades no futuro”.

Angela sugere ainda que o leque de oportunidades oferecido pelo curso é parte fundamental desta evolução. “Academicamente falando, temos diversos projetos por semestre, muitos dos quais os professores incentivam competições saudáveis entre os grupos. Um exemplo foi um projeto da professora Dora Garcia, que, reconhecendo o potencial do trabalho desenvolvido pelo grupo que integrei, levou-o para o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da universidade, que nos auxiliou em todo o processo de patente. Em outra situação, um projeto desenvolvido para a disciplina Ciências do Ambiente, ministrada pela professora Alexandra Sampaio, acabou se transformando em um projeto de Iniciação Científica a ser apresentado em congresso”, revela a aluna, que foi também monitora voluntária do NPE (Núcleo de Pesquisas em Eletrônica) do curso, trabalhando e auxiliando em diversos projetos, além de representar a universidade em feiras de profissões e conduzir um trabalho social voltado para a arrecadação e a doação de brinquedos para crianças carentes. “Creio que todas essas experiências contribuíram muito para a minha contratação na Cielo”, finaliza.