Alunos de Engenharia de Computação desenvolvem sistema para gestão de consumo de combustível das viaturas da Polícia Militar de Goiás

Renan Benvenute e Fernando Dini, da iCodeOs alunos de Engenharia de Computação da Unisanta Renan Benvenute e Fernando Dini foram contratados pela Rede Sol Fuel Ltda., distribuidora de combustíveis com sede em Ribeirão Preto (SP), para desenvolver e implantar um sistema de gestão de consumo de combustíveis para as viaturas da Polícia Militar do Estado de Goiás. O sistema desenvolvido, que levou os estudantes a abrirem a própria empresa, será utilizado em 80 postos da rede do Estado de Goiás, controlando o consumo de quase 3.000 viaturas.

Rede Sol CardAlunos do nono ciclo da Faculdade de Engenharia de Computação, Renan e Fernando explicam que o projeto, encarado como um grande desafio, foi iniciado no mês de setembro a partir de uma reunião com o comando da Polícia Militar em Goiânia (GO): “Após conhecermos as necessidades de nosso cliente, ficamos responsáveis por todo o trabalho de análise de dados, criação do software, desenvolvimento do banco de dados e até mesmo pela criação do site e dos manuais de usuário”. O sucesso inicial da empreitada levou os jovens estudantes a abrirem a empresa iCode Engenharia e Desenvolvimento, por meio da qual também já criaram uma aplicação de menor porte para controlar o abastecimento da frota de veículos da prefeitura de Votuporanga (SP).

O Rede Sol Card, desenvolvido pela iCodePara chegar à solução implantada para a Rede Sol, os estudantes da Unisanta estudaram a melhor maneira de controlar o consumo das viaturas, levando em consideração a relação custo-benefício, vida útil do suporte escolhido e praticidade. “Terminamos por criar cartões com código de barras contendo os dados do veículo para a identificação das viaturas, que serão utilizados com leitores de código de barras”, acrescenta Renan, que explica que o sistema permitirá, entre outras funções, a emissão de relatórios gerenciais e o controle, em tempo real, da movimentação dos condutores, reduzindo significativamente as despesas e permitindo a análise de indicadores de desempenho da frota e de cada condutor pela Internet.

Atualmente em fase final de testes, o sistema foi desenvolvido em plataforma ASP.NET com banco de dados MySQL e estará disponível em 80 postos de combustíveis da Rede Sol em todo o Estado de Goiás. Implantado para funcionar em regime de disponibilidade total (24 horas por dia, 7 dias por semana), a solução gerenciará uma média de 800 abastecimentos por dia, controlando diretamente o consumo de quase 2.900 viaturas e atendendo aproximadamente a 7.500 policiais em substituição às planilhas manuais de acompanhamento de quilometragem e abastecimento.