Confira alguns dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) desenvolvidos por alunos dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica da Unisanta no ano de 2015. Os trabalhos divulgados neste espaço podem ser consultados no Núcleo de Pesquisas em Eletrônica (NPE), órgão ligado às Faculdades de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação e criado para dar apoio técnico as pesquisas e trabalhos desenvolvidos por professores, alunos e pesquisadores da área de Engenharia.
Aplicação da Lógica Paraconsistente Anotada de 2 Valores à Plataforma de Análise de Projetos Butterfly
Objetivo
Aplicar a Lógica Paraconsistente Anotada de Dois Valores (LPA2v) à plataforma online de análise de projetos do Butterfly Project. A metodologia de trabalho do Butterfly Project é composta por um modelo de negócios que visa analisar os projetos em diversos aspectos técnicos. Este modelo de negócios será avaliado por especialistas da área, e, assim, a LPA2v irá tratar possíveis inconsistências nestas avaliações.
Equipe
Guilherme Maynart Rodrigues
Lucas Saraiva Carvalho de Souza
Marcelo da Silva Neto
Marcos Vinícius Rubido Sauda
Análise de Eficiência para Diferentes Arranjos em Dispositivos de Carregamento de Energia sem Fio
Objetivo
O intuito do projeto foi desenvolver um protótipo que possa, a partir da indução eletromagnética, carregar equipamentos elétricos como luminárias, baterias de celulares, rádio-relógios, etc.
Equipe
Bruno Barboza de Almeida
Bruno de Menezes Moncayo
José Euni Magno Júnior
Automação do Roteamento de Embarcações
Objetivo
Simular o controle de uma embarcação não mercante em um tanque de prova, com o intuito de controlar e direcionar as embarcações e pontos de atracação manualmente. No projeto foram utilizados módulos ultrassônicos para a emissão e recepção de ondas sonora, as quais foram transmitidas e recebidas por sinais de rádiofrequência e processados na camada do software que foi desenvolvido em linguagem C#, com a finalidade de conduzir as embarcações por comandos individualizados com a utilização de algoritmos.
Equipe
Artur Luiz Libano de Aguiar
Sérgio Caetano da Silva
Comparação entre Dois Algoritmos Baseado em Grafos para Definição do Caminho mais Curto
Objetivo
Apresentar a utilização de dois algoritmos baseados em grafos, através de um software (protótipo) que fará uma demonstração comparativa entre estes na identificação do menor caminho entre dois pontos em uma rota. Essa demonstração abordará a perspectiva de cada algoritmo em traçar a rota mais curta. O usuário poderá alterar o grafo a qualquer momento, incluindo ou excluindo pontos e trajetos entre eles. O software foi desenvolvido em C# por ser uma linguagem visual dirigida por eventos e totalmente orientada a objetos.
Equipe
Denise Savary Antonio
Ramon Matheus Costa Almeida
Construção de Protótipo de Micro CLP Programável Utilizando Software com Linguagem Ladder
Objetivo
Desenvolver um CLP de baixo custo que disponha de recursos para implantar pequenos ou médios projetos com a disponibilidade de um software intuitivo e de fácil aprendizado para construção de diagramas Ladder, onde possam implantar sua lógica no programa e transferir via USB para o CLP.
Equipe
Daniel Rodrigues Afram Setaro
Gadiel Willier de Matos Monteiro Silva
Lucas Luiz Fernandes Valente
Vitor Martins dos Santos Alho
Sistema para Controle de um Motor de Passo Utilizando Protocolo Canopen e Arduino
Objetivo
Criar um sistema na linguagem de programação C++ que fará uso do protocolo CANOpen em um PC, para comunicar-se com um motor de passo utilizando o Arduino. Espera-se que, com este projeto, seja criado um sistema simples, porém funcional, que faça o uso da rede CANOpen pelo PC, e seja de auxílio no desenvolvimento de outros softwares similares.
Equipe
Anderson Alberto dos Santos Souza
Annelise Harue Kanashiro
Nicholas Caleffi
Sistema para Controle de Vagas de Estacionamento
Objetivo
Desenvolvimento de um protótipo para simular um sistema de controle de vagas para usuários de estacionamento utilizando Arduino. O desenvolvimento dessa ferramenta tem o intuito de agilizar o acesso às vagas disponíveis e diminui o tráfego dentro do estacionamento, trazendo assim segurança para os pedestres e tranquilidade para os motoristas.
Equipe
Ariel Simões Freitas
Rafael Roecker Delgado