Confira alguns dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) desenvolvidos por alunos dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica da Unisanta no ano de 2010. Os trabalhos divulgados neste espaço podem ser consultados no Núcleo de Pesquisas em Eletrônica (NPE), órgão ligado às Faculdades de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação e criado para dar apoio técnico as pesquisas e trabalhos desenvolvidos por professores, alunos e pesquisadores da área de Engenharia.
Aplicação de Qualidade de Serviços na Arquitetura MPLS
Objetivo
A aplicação de QoS em uma rede com arquitetura MPLS/IP, tornando assim uma rede convencional IP (não orientada a conexão) em uma rede orientada a conexão através de encaminhamento de pacotes baseado em rótulos e também, tornando esse processo mais confiável com a utilização de técnicas de qualidade de serviço.
Equipe
André Leite Henriques
Kleber Santos de Carvalho
Leonel Vieira Araújo
Marcella de Oliveira Salvador Cunha
Aplicativo Interativo para TV Digital
Objetivo
O desenvolvimento de tecnologias para implantar na TV Digital com o intuito de abordar uma forma de comércio através da interatividade que o novo padrão de TV proporciona, abrindo assim um leque para expansão de trabalhos sociais como “Tele Curso 2000”, que poderia ser mais efetivo se houvesse uma interatividade presente entre os educadores que estão nos vídeos e os alunos nas salas de aula. Com esse desenvolvimento, a partir de uma transmissão digital, podemos inserir elementos que tornam a experiência do usuário muito mais prazerosa e faz um mero espectador virar um membro ativo que pode opinar sobre o que está assistindo sem sair de sua poltrona.
Equipe
Daniel Craveiro Quintas
Lucas Noronha Alberti
Nelson Pimentel Carriati
Ossamat Mohamad Malat
Fantasy Game
Objetivo
O Fantasy Game é um software desenvolvido em linguagem orientada a objeto voltado para o público de todas as idades. Sua estrutura de dados é fundamentada no armazenamento dos mesmos em um banco de dados que interage com a parte gráfica do sistema. Ele tem por objetivo desenvolver uma plataforma genérica que possa ser comercializada, visando o aumento de acessos nos web sites que o possuam. Desenvolvido em JAVA/JSP, utiliza também as tecnologias JPA, JSF, Spring Framework e IDE.
Equipe
Diego Francisco Cichello
Mariana Pellissari Santos
Raphael Cocink Mistro
Roberta Neves Galindo
Jogo Educativo Adaptado com Painel Controlador
Objetivo
O foco deste trabalho é utilizar a Tecnologia Assistiva com o objetivo de auxiliar a interação de crianças portadoras de algum tipo de deficiência através de um painel, com um jogo educativo adaptado durante as sessões de terapia ocupacional na CRPI do Guarujá. O design do projeto foi desenvolvido de forma que obedecesse todas as normas de ergonomia visando o conforto do usuário, facilidade de operação, facilidade de limpeza e segurança tanto no hardware quando no software.
Equipe
Alan dos Santos Paiva
Caio Pavanelli Truffe de Oliveira
Felipe Polovanick C. Blazquez
Leonardo Francisco
Sistema de Gerenciamento para Distribuidora de Chope
Objetivo
Demonstrar o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de estoque, para estabelecimentos do ramo de distribuição de Chope. Neste sistema o usuário dispõe de um controle completo de entrada, saída e locação de mercadorias utilizando leitores de código de barras. Além disso, o sistema possui uma ferramenta onde é possível fazer a previsão de compras do fornecedor para um período futuro, planejando assim a compra antecipada de mercadorias e evitando falta no estoque.
Equipe
Rafael Franchi
Ricardo Perrella Chagas
Rodrigo Dias de Souza
Vinícius Rafael Campos
Leilão Oculto
Objetivo
Mostrar uma forma diferente e divertida para se efetuar compra na internet com segurança e confiabilidade, portanto desenvolvemos um site onde permitirá ao usuário que comprar créditos, escolher como o produto de vitrine será adquirido, sendo por leilão ou venda direta. Para elaboração do software de gerenciamento foram utilizadas a linguagem JSP e o banco de dados MySQL. O administrador conta com áreas restritas para controle de produtos, usuários e pagamento de créditos e produtos. A loja foi batizada de “Leilão Oculto”, e funciona da seguinte forma: o preço ficará oculto na vitrine e só será revelado após o clique do cliente que, por sua vez, verificará o preço e escolherá se realiza a compra ou se dá outro lance para conseguir um preço melhor. O resultado será verificado com simulações em ambiente real, ilustrando compras de créditos e produtos na loja.
Equipe
Carlos Augusto Rocha Heitor
Eduardo Koei Kunigami
Thales Fernandes Bomfim
Vinícius Marques Martinez