Unisanta realiza segundo ciclo de palestras das Engenharias

Dando prosseguimento às atividades de ensino, pesquisa e extensão referentes às áreas de Engenharia e Meio Ambiente, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) promove o 2º Ciclo de Palestras das Engenharias, nos próximos dias 3, 5, 12 e 13 de dezembro, a partir das 19h15, no auditório da Instituição, 4º andar do Bloco E, Rua Cesário Mota, 8. A entrada é franca e haverá certificado de participação.

Dia 3/12 – A palestra de abertura, na próxima segunda-feira, dia 3, será ministrada pelo engenheiro Fernando Von Zuben, diretor de meio ambiente da Tetra Pak Cluster América. Ele falará sobre Aquecimento Global. Em sua função, desenvolve tecnologias para reciclagem de materiais utilizando o processo a plasma térmico. Atuou em empresas químicas como Monsanto e Shell e de alimentos, Nestlé. Foi responsável pela área ambiental mundial da Tetra Pak, na Suécia.

A Tetra Pak participou da implantação da primeira unidade do mundo de processamento a plasma para reciclagem de embalagens longa vida pós-consumo, em Piracicaba (SP). Uma iniciativa para minimizar o impacto causado pela geração anual no Brasil de 150 mil toneladas dessas embalagens cartonadas produzidas com papel kraft (75%), polietileno (20%) e alumínio (5%).

Dia 5/12 – Na quarta-feira, dia 5, o engenheiro João Tadeu Vidal de Souza, Gerente de Tecnologia para o Brasil da Halliburton, abordará o tema Tecnologias e Oportunidades na Exploração de Petróleo e Gás Natural. Souza é pós-doutor pelo Departamento de Engenharia de Petróleo da Universidade de Oklahoma, nos EUA. Atuou como pesquisador no Departamento de Engenharia de Petróleo da Universidade de Leoben, na Áustria, e no grupo de Tecnologia de Engenharia de Poço do Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES).

Na mesma noite, a engenheira Simone Carvalho, também da Halliburton, trará o tema Landmark – Planejamento e Engenharia para Perfuração e Completação de Poços. Simone trabalha na Halliburton como Technical Advanced para a área de Desenvolvimento de Negócios para Drilling no PSL Landmark Brasil.

Dia 12/12 – No penúltimo dia do Ciclo, o engenheiro Luis Alberto Verri, que atuou como gerente geral da Petrobras (RPBC), falará sobre o tema Qualidade Total na Manutenção Industrial – Aplicação Prática.

Dia 13/12 – Melhoria Contínua em Meio Ambiente e Ergonomia será o tema do último dia do evento, a cargo do engenheiro Paulo Matta, da Cosipa. O evento é coordenado pela Faculdade de Engenharia da Unisanta.

Os interessados podem se inscrever pelo telefone (13) 3202-7132, pelo e-mail cintia@unisanta.br ou na direção da Faculdade de Engenharia, sala 117, do Bloco M da Unisanta.