Trabalho sobre análise de riscos de doenças cardiovasculares será apresentado em congresso no Japão


Desenvolvido por integrantes do Grupo de Lógica Aplicada (GLPA) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), o trabalho “Analysis and Diagnosis of Cardiovascular Diseases Through the Paraconsistent Annotated Logic”, que destaca a aplicação da Lógica Paraconsistente em sistema especialista dedicado à área de medicina, será apresentado no KES International Symposium on Intelligent Decision Technologies (IDT 2009).

O congresso que acontecerá na University of Hyogo, na cidade de Himeji (Japão), nos dias 23 e 24 de abril. O estudo ajuda na emissão de diagnósticos a respeito de doenças do coração, que atualmente é uma das moléstias que mais afetam a população mundial.

Aprovado pelos avaliadores, o trabalho contou com a participação direta dos professores da Faculdade de Engenharia da Unisanta, João Inácio da Silva Filho e Dorotéa Vilanova Garcia, e dos engenheiros Gilberto Holms e Gabriel Hurtado, formados pela Unisanta em 2008. O trabalho será publicado pela Springer, uma das mais conceituadas editoras de trabalhos científicos. Outras informações sobre o congresso: http://idt-09.kesinternational.org/.

O GLPA, grupo de pesquisa registrado no CNPQ, investiga e apoia trabalhos desenvolvidos e direcionados às aplicações de técnicas de Inteligência Artificial que fazem uso dos conceitos das Lógicas Não-Clássicas.

Sediado na Unisanta desde 2003, o grupo é composto por docentes e alunos da própria universidade e de diversas instituições nacionais e internacionais interessadas na pesquisa e divulgação de novos meios de aplicação da LPA em várias áreas de Inteligência Artificial.