Envolver estudantes do curso de Engenharia de Computação da Unisanta no desenvolvimento de um jogo educacional em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil, com destaque à participação do patrono, José Bonifácio de Andrada e Silva: essa foi a proposta do “Caça-Palavras José Bonifácio”, game produzido pelos então alunos do segundo ciclo do curso Alexsander de Oliveira, Rudney Forti Souza e Suyan Rocha Vidal, e recentemente disponibilizado no site oficial da Prefeitura de Santos por ocasião da comemoração do bicentenário da independência.
Responsável pela matéria Programação Visual e Games, ministrada no segundo ciclo do curso, a professora Dorotéa Vilanova Garcia explica que o objetivo da disciplina é trabalhar a lógica de programação através de um ambiente visual de desenvolvimento com o auxílio da linguagem de programação C# e, através do processo, buscar o envolvimento lúdico com a construção e a programação de jogos.
Também orientadora do trabalho, conduzido em parceria com o também professor da Unisanta e historiador do Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS), João Inácio da Silva Filho, Dorotéa explica que a ideia do game nasceu justamente a partir de um convite realizado pelo professor João Inácio, que é também coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da universidade. “Iniciamos juntos um estudo para a viabilização de um projeto digital para a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, surgindo a ideia de envolvermos estudantes do curso de Engenharia de Computação. Uma vez que seria necessário que o projeto fosse de interesse educacional, nasceu a proposta de desenvolvimento de um caça-palavras”, destaca.
Com o jogo já produzido, a proposta foi apresentada para a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Santos, que compareceu à universidade para conhecer o projeto e manifestou interesse pela dinâmica e apresentação do game. “Com essa nova parceria e ajustes de conteúdo, a Secretaria de Educação do município se colocou à disposição para divulgar e distribuir o jogo na rede municipal de ensino”, ressalta Dorotéa.
Disponível para a plataforma Windows, e podendo ser livremente utilizado, desde que sem fins comerciais, por instituições de ensino públicas e privadas, o jogo “Caça-Palavras José Bonifácio” pode ser baixado gratuitamente nesta página.