Sistema desenvolvido por engenheiro formado pela Unisanta é alvo de reportagem da Folha de São Paulo

Velacqua: projeto desenvolvido pelo Engenheiro em Computação Humberto Souza, formado em 2002 pela UnisantaA reportagem da Folha de São Paulo acompanhou, em 30/08/06, um dos ensaios hidrostáticos do Sistema de Medição de Velocidade em Tempo Real para Nadadores, o Velaqua, projeto desenvolvido pelo Engenheiro em Computação Humberto Souza, formado em 2002, pela Unisanta.

O aparelho, ainda em testes, mas com previsão de comercialização no primeiro semestre de 2007, será de vital importância dentro do trabalho de preparação técnica e atlética dos nadadores de alto rendimento.

O Velaqua começou a ser desenvolvido em 2002, mas somente agora, com o apoio da Incubadora de Empresas de Santos, da Unisanta e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o projeto alcançou sua fase de finalização.

“O auxílio do Departamento de Natação da Universidade e da Faculdade de Educação Física e Esporte (FEFESP), em particular do seu diretor, professor João Carlos de Barros e do acadêmico Felipe Oliveira Ferraz de Almeida no trabalho de coleta de dados e testes tem sido de vital importância”, afirma o ex-aluno da Unisanta.

Felipe, aluno do oitavo ciclo da FEFESP, que faz aprofundamento em natação, tem coletado dados com o uso do novo sistema, contando com a colaboração dos nadadores Joel Moraes Santos Júnior e Michele Lenhardt, da equipe principal da Unisanta.

O Sistema de Medição de Velocidade em Tempo Real para Nadadores, o Velaqua, é desenvolvido pela IT&D (Informação, Tecnologia & Desenvolvimento), empresa vinculada à Incubadora de Empresa e coordenada pelo engenheiro Humberto.

Para outras informações sobre o Velaqua e parceria entre a empresa e a Unisanta, acesse a área de notícias da IT&D.