Professor dos cursos de Engenharia e doutor pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP), João Inácio da Silva Filho, também docente dos programas de Mestrado da Unisanta, acaba de publicar o artigo “Paraconsistent Annotated Logic in Analysis of Physical Systems: Introducing the Paraquantum Factor of quantization hψ” no conceituado Journal Of Modern Physics (Jornal da Física Moderna), uma das mais importantes publicações voltadas para a física moderna, que tem como finalidade a divulgação dos principais avanços na área em âmbito mundial. Estudado e avaliado por especialistas, o texto foi indicado para imediata publicação nas formas impressa e digital e pode ser apontado como uma importante contribuição à Física Moderna.
Coordenador do Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada (GLPA), sediado na Unisanta e hoje um dos principais grupos de pesquisa de reputação nacional e internacional na área, João Inácio esclarece que este primeiro texto pode ser indicado como de relevância fundamental para a área: “O artigo traz resultados que estabelecem a relação entre um fator matemático que desenvolvemos com base em um tipo especial de lógica capaz de lidar com contradições, a chamada Lógica Paraconsistente, e a constante de Planck, de papel fundamental na teoria da mecânica quântica. Tudo leva a crer que a descoberta deste fator matemático é muito importante para toda a Física Moderna”.
Ainda segundo o pesquisador, a aceitação da Lógica Paraconsistente Anotada nos cálculos de análises de sistemas físicos indica que a recém-criada Lógica Paraquântica, apresentada no artigo, pode ser capaz de criar modelos físicos mais próximos da realidade, ligando diversas áreas que atualmente mostram resultados incompatíveis da Física.
“Tudo indica que os resultados obtidos por nossas pesquisas podem ser mais adequados para modelar o nosso universo do que os modelos que utilizam a física clássica e que têm provocado diversas contradições nas análises entre as diferentes áreas da física. Sendo assim, a Lógica Paraquântica se apresenta com boa potencialidade para se tornar, no futuro, aquela com fundamentos capazes de produzir modelos que unam e compatibilizem os resultados da física quântica com os obtidos pelas equações da teoria da relatividade”, explica o professor.
Outros dois artigos científicos do professor Inácio sobre o assunto já foram aceitos para publicação no Journal Of Modern Physics e deverão ser divulgados mundialmente nos próximos números do jornal. O primeiro texto pode ser acessado, em versão eletrônica, diretamente através do endereço http://www.scirp.org/journal/PaperInformation.aspx?paperID=8647.