Projeto de Engenharia da Unisanta participa de mostra sobre veículos aéreos não tripulados


Projeto Albatroz UnisantaPesquisadores da Unisanta, Floriano Peixoto e Douglas Silva Pires participam, no próximo dia 25/10, de um seminário sobre veículos aéreos não tripulados (VANTs) onde apresentarão o Albatroz, projeto atualmente incubado no Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo (NINE) da Unisanta. O evento, que também é apoiado pela universidade, será realizado no Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo, e abordará diversas questões referentes ao mercado do uso de VANTs em diversas áreas, como meio ambiente, infraestrutura, agricultura e gestão territorial.

Responsável pelo Albatroz, que envolve o projeto e construção de veículos aéreos não tripulados (VANTs) de baixo custo, Floriano Peixoto explica que a participação da equipe possui o objetivo de inserir a Universidade Santa Cecília também neste segmento de alto nível técnico e científico: “A Unisanta participa há muito tempo das competições de Aerodesign, promovidas anualmente pela SAE Brasil, afiliada à Society of Automotive Engineers International, que consiste em projetar, construir e voar um aeromodelo controlado por rádio que deverá carregar o maior peso possível. É uma competição em que participam universidades do Brasil inteiro e até do exterior e a Unisanta tem se destacado nessas competições”.

Na mostra de VANTs, que acontecerá paralela ao evento, a equipe da Unisanta apresentará a aeronave Hexa Pro 2 desenvolvida inicialmente para fotofilmagem aérea profissional: “seu uso é bem menos oneroso e pode substituir a contratação de aeronaves convencionais, como aviões e helicópteros”, explica Floriano, que destaca a grande capacidade de carga da aeronave, 12,5 kgs, o suficiente para que suporte as mais variadas câmeras.

Atualmente incubado no Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo (NINE) da Universidade Santa Cecília, o projeto Albatroz possui atualmente quatro aeronaves em desenvolvimento. Também participam do evento empresas oriundas de projetos desenvolvidos no ITA, USP de São Carlos, UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), além de empresas como Avibrás e Embraer.