Journal Of Modern Physics e NASA publicam novos artigos de professor de Engenharia da Unisanta


Artigo do professor João Inácio no Journal Of Modern PhysicsProfessor dos cursos de Engenharia da Unisanta, João Inácio da Silva Filho, Doutor pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) e também docente dos programas de Mestrado da universidade, acaba de publicar mais dois artigos no conceituado “Journal Of Modern Physics”. Com os dois novos trabalhos, já são seis os trabalhos de Inácio divulgados pela publicação, considerada uma das mais importantes referências mundiais na área de física moderna. Além destes, outros cinco trabalhos do professor foram também reproduzidos na base de dados de Astrofísica da Nasa (National Aeronautics and Space Administration), agência norte-americana de fomento à pesquisa e ao desenvolvimento de programas de exploração espacial.

Coordenador do Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada (GLPA), Inácio explica que as pesquisas com a nova Lógica Paraquântica (LPQ), uma categoria de lógica não-clássica que pertence às Lógicas Paraconsistentes (LP) e que objetiva representar modelos quantitativos em fenômenos físicos, podem levar aos fundamentos de um cálculo unificado da Física: “a LPQ, assim como a LP, dentro de certas condições, permite que se trabalhe com a contradição em seus fundamentos, proporcionando a união entre a física clássica, a Teoria da Relatividade e a Mecânica Quântica em um único modelo”, revela.

Inácio ressalta que, desde os primeiros estudos sobre comportamento das partículas, busca-se solucionar incompatibilidades entre a Mecânica Quântica e a Teoria da Relatividade, situação que sempre incomodou os cientistas: “As leis da Física devem valer para todo o universo e, historicamente, as equações voltadas para a Mecânica Quântica, que tratam do comportamento das partículas fundamentais da Física, não podem ser totalmente utilizadas na Teoria da Relatividade, que trata de grande massas, velocidades altíssimas e longas distâncias. Apesar de bastante investigada por diversos cientistas, o sonho de se unir estas duas áreas da Física pode estar começando a ser realizado”, explica o autor.

No primeiro artigo, intitulado “Relativity Theory and Paraquantum Logic – Part I: The Time and Space in the Paraquantum Logical Model“, Inácio apresenta a modelagem do tempo e do espaço com a LPQ a partir de relações matemáticas originadas da Teoria da Relatividade. Já no segundo texto, “Relativity Theory and Paraquantum Logic – Part II: Fundamentals of an Unified Calculation“, o autor apresenta a aplicação do Modelo Lógico Paraquântico nas três importantes áreas da Física por meio de um cálculo unificado.

“As equações apresentam resultados muito significativos, refletindo os fenômenos observados no mundo físico. Ao que tudo indica, novas investigações poderão confirmar a LPQ como aquela capaz de ligar as representações dos fenômenos físicos de forma clara e consistente, contribuindo para que novas pesquisas sejam desenvolvidas”, conclui.

GLPA – Sediado na Unisanta, o Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada (GLPA) é um dos principais grupos de pesquisa na área de lógica, de posição nacional e internacional. Composto por diversos professores ligados aos cursos de Engenharia e a diversas universidades públicas e privadas brasileiras, o grupo edita a revista científica Seleção Documental e realiza pesquisas sobre aplicações das Redes Neurais Artificiais Paraconsistentes em Sistemas Especialistas e Robótica.