Maryanne Fonseca: mais uma aluna de Engenharia de Computação na multinacional Microsoft


Maryanne FonsecaSeguindo o caminho das formandas Camila Óca e Beatriz Alonso, já efetivadas, Maryanne Fonseca Almeida, aluna do penúltimo ano de Engenharia de Computação da Unisanta, estagia na subsidiária brasileira de uma das mais importantes multinacionais do setor, a Microsoft. Criada há quase 40 anos, a companhia é responsável pelo sistema operacional Windows e pelo pacote Office, entre dezenas de produtos, além de líder em diversos segmentos nas áreas de software e hardware.

Atuando na área de distribuição da Microsoft Brasil há pouco mais de um ano e meio, Maryanne colabora na área comercial da companhia, realizando análises de negócios/Business Intelligence (BI). “Apareceram oportunidades de migrar para a área técnica, mas sempre optei por seguir na carreira nesta área. Utilizo basicamente o Microsoft Office, principalmente o Microsoft Excel. Faço análises dos resultados, aprendo sobre estratégia de vendas e marketing”, explica.

Após trabalhar com BI, a aluna de Engenharia de Computação revela que está migrando para a área de projetos especiais, já que a companhia está entrando em um ano de muitos lançamentos: “Meu próximo passo será atuar em um projeto da área de distribuição junto aos maiores fabricantes de computadores”, esclarece Maryanne, que pretende estudar Gestão de Projetos e se tornar uma People Manager: “apesar da formação técnica, gosto muito de pessoas e resultados e a carreira corporativa era um dos cenários que imaginei logo que ingressei na faculdade”.

Aos estudantes que buscam boas oportunidades na área, a aluna aconselha que descubram cenários para a sua carreira e perseverem: “Analise tudo o que for necessário para que você se desenvolva dentro do que deseja e aprenda, estude, inove e saiba expressar as suas ideias. Além disso, o inglês é indispensável e um segundo idioma pode abrir muitas portas”, acrescenta Maryanne, indicando que o raciocínio proporcionado pelo curso a ajuda em tudo: “na faculdade, aprendemos a resolver problemas e percebo que esta formação é muito valorizada pelo mercado, que é repleto de líderes formados em engenharia”.