Já no segundo ano do curso, alunos de Engenharia de Computação testam sua capacidade técnica criando jogos


Projetos da disciplina Técnicas de Programação IICom o intuito de promover um ambiente lúdico para explorar as diferentes possibilidades abertas pela lógica de desenvolvimento, alunos da matéria Técnicas de Programação II, ministrada pela professora Dorotéia Vilanova Garcia, desenvolvem diversos tipos de jogos e aprendem na prática a aplicar a lógica e diversas técnicas de programação para resolver problemas computacionais de diferentes níveis.

Responsável pela disciplina que é ministrada já no segundo ano do curso, a professora explica que o desafio gera diversas oportunidades práticas de aprendizado: “divididos em duplas, os alunos precisam buscar recursos adicionais e aprendem a explorar o raciocínio lógico, a otimização de tarefas e diferentes integrações tecnológicas, o que estimula o interesse”.

Aluno de Engenharia de Computação, Rafael Leal explica que, indo além da parte técnica, o trabalho proporciona a experiência real de se trabalhar em equipe e dividir tarefas: “ambos analisávamos o trabalho um do outro, melhorando ou consertando os problemas encontrados de modo que fosse possível concluir o projeto do modo mais rápido e eficiente”.

Integrante da mesma dupla, o estudante Bruno Raphael de Souza destaca que o projeto permitiu aplicar conhecimentos até mesmo de outras disciplinas para solucionar problemas do jogo, como recursos matemáticos para as restrições e delimitações do cenário: “o jogo simula um cenário presente no cotidiano corporativo, no qual nos foi apresentado um projeto com prazos e requisitos”, afirma.

Projetos da disciplina Técnicas de Programação IIGabriel Souza, aluno da mesma classe, reforça que o desafio de pesquisar e resolver problemas em grupo contribui para criar uma independência do professor: “isso nos ajuda a amadurecer profissionalmente para conseguir encarar os futuros obstáculos no mercado de trabalho e me incentiva a me empenhar ainda mais nos próximos semestres do curso, já que nos coloca em situações que enfrentaremos futuramente nas empresas”. Parceiro de Gabriel no trabalho, o estudante Lucas Moraes Gomes reitera que o aprendizado gerado pela solução de problemas colabora com o seu crescimento profissional: “aprendemos assim a trabalhar com a lógica e a domar melhor a linguagem de programação utilizada, contribuindo para a nossa formação”.

Projetos da disciplina Técnicas de Programação II

Relação de trabalhos desenvolvidos

Procedural Dungeon
Felipe Roque
Luiza Oliveira Santos Moraes de Souza

Jungle Desense
Gabriel Souza de Paula
Lucas Moraes Gomes

Santa Quiz
Leticia Clavisso
Davi Augusto Kleiser dos Santos

Evil Tower
Thomas Alexandre
Adriana Reis

Earth Takers
Gustavo Dias Lobianco
Gabriel de Carvalho Souza

Tankswar
Lucas Bezerra
Lucas Santana Ferreira

Jogo de Nave Maneiro
Lucas Albissú Carnaval
Daniel Zanutto

Hogwarts Battle
Stefani Makiuchi
Walter Tadeu

Hu3roide
Diogo Medina

Santuário
Bruno Raphael Ferreira de Souza
Rafael Leal

Training Game
Felipe Maia da Silva Rodrigues