Desenvolvido como parte da disciplina Programação Aplicada à Eletrônica, ministrada pelos professores Luis Fernando Pompeo Ferrara e Raquel Galhardo de Carvalho Lopes Araújo, o projeto “Rá-Tim-Bum”, também conhecido como “Máquina de Goldberg” e realizado já no primeiro ano do curso, fomenta o trabalho coletivo, a pesquisa por soluções técnicas e práticas e, como não podia deixar de ser, a capacidade inventiva dos estudantes.
Uma das responsáveis pela matéria, a professora Raquel Galhardo explica que, interrompida em função da pandemia, a iniciativa voltou a ser desenvolvida presencialmente neste ano de 2022. “Foi uma grande satisfação retomar o ‘Rá-Tim-Bum”, que proporciona aos alunos a oportunidade de aplicarem os diferentes conceitos apresentados e praticados durante as aulas. Foi gratificante discutir as propostas referente aos temas abordados pelos alunos e orientá-los em suas dúvidas ao longo do desenvolvimento do trabalho como um todo. Melhor ainda foi ver o brilho no olhar de alguns pela satisfação e sensação de dever cumprido no momento da apresentação”, comenta.
Concebido com o auxílio da plataforma de prototipagem eletrônica Arduino para o controle, a entrada e a saída dos dados, o desafio proposto aos alunos através da disciplina Programação Aplicada à Eletrônica deve, segundo as diretrizes do desafio, funcionar do início ao fim sem ajustes e ser perfeitamente executado mais de uma vez para ser considerado válido, entre outras regras estabelecidas pelos professores orientadores.
Para o desenvolvimento do projeto, os alunos, divididos em grupos, também puderam contar com os recursos oferecidos pelo InovFabLab, laboratório de fabricação digital da Universidade Santa Cecília, utilizando diversos equipamentos de ponta, como máquinas de corte a laser e impressoras 3D. “Neste ano de retomada, foi também possível observar o quanto o acesso aos recursos do InovFabLab auxiliaram na criatividade e na qualidade dos trabalhos apresentados, sem contar a experiência adquirida no projeto e produção de peças e objetos em 3D, na utilização da cortadora a laser e demais equipamentos disponibilizados pela universidade”, acrescenta Raquel, que destaca ainda que, através do “Rá-Tim-Bum”, os estudantes também conseguem visualizar o uso dos dispositivos eletrônicos aplicados em situações reais e também praticar a logística na compra dos materiais, que não são encontrados facilmente em lojas da cidade.
Neste ano, os trabalhos dos alunos foram avaliados pelos professores Yuri Storino e Mário Matos.
Confira as imagens e as formações das equipes que participaram da atividade neste semestre.