Fernando dos Anjos, aluno de Engenharia de Computação, é supervisor de suporte técnico da multinacional Atento, empresa do grupo Telefônica

Fernando dos AnjosTrabalhando há apenas três anos na Atento, uma das companhias do grupo Telefônica, o aluno de Engenharia de Computação Fernando dos Anjos disputou com 90 candidatos uma das 4 vagas disponíveis e hoje já atua como supervisor técnico do serviço de banda larga Speedy. Com mais de 100 clientes, a multinacional atende em 17 países e vende operações para grandes empresas brasileiras e multinacionais, como a própria Telefônica, Vivo, Unibanco, Sony, McDonald’s, entre outras.

Na empresa, Fernando é responsável por um grupo diferenciado de 25 profissionais chamado de “ilha premium”. “Esta ilha tem como objetivo atender alguns dos clientes mais importantes da Telefônica, empresarial ou residencial”, explica. Seu trabalho consiste em desenvolver os conhecimentos e habilidades dos técnicos de modo que se adaptem aos níveis de qualidade solicitados pela companhia, mas também inclui atividades administrativas ligadas à gestão de pessoal, como monitoria, avaliação de desempenho, feedback, medidas disciplinares, treinamentos e contratações.

O aluno, que ingressou na Atento após passar por uma seleção composta por três etapas (prova de conhecimentos gerais, dinâmica de grupo e entrevista técnica), explica que as promoções na multinacional funcionam através de um processo chamado Projeto Escalada: “após seis meses da empresa e um bom histórico, o colaborador já está apto a participar dos processos seletivos internos”, revela Fernando.

Todo o processo que culminou com a promoção do estudante de Engenharia de Computação foi concluído em três dias. No primeiro, foi realizada uma prova de português, matemática e conhecimentos gerais. No dia seguinte, os 90 profissionais que disputavam as 4 vagas de supervisão passaram por uma prova técnica sobre o atendimento e os equipamentos utilizados pela Telefônica e, na última etapa, foi realizada uma dinâmica de grupo e uma entrevista com o gestor responsável.

Entre suas opções para o futuro, Fernando, que já realizou cursos corporativos de liderança, gestão de conflitos e gestão financeira e trabalha com vários outros alunos e ex-alunos de Engenharia da Unisanta, revela que pretende realizar uma pós-graduação em gestão de pessoas e, quem sabe, trabalhar na área de redes. Para aqueles que buscam uma colocação diferenciada no mercado de trabalho, o estudante aconselha que arrisquem bastante: “não há nada a perder e toda experiência é válida”, finaliza.