Estudantes de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica da Unisanta participam do concurso Engenharia-Ação


Alunos dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica da Unisanta participam do Concurso Engenharia-Ação, promovido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras da Prefeitura de São Paulo (SIURB/PMSP), em parceria com a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE). A iniciativa busca aproximar a universidade dos desafios reais da infraestrutura urbana, incentivando o desenvolvimento de soluções inovadoras, sustentáveis e de impacto social.

Nesta edição, a equipe que representa a Unisanta é formada pelos estudantes Gabriel Melo dos Santos Dias e João Pedro do Amaral Frias Machado, do curso de Engenharia de Computação, e Ayrton Felix Pereira Luiz, do curso de Engenharia Elétrica. O grupo atuará no eixo de Energias Renováveis, desenvolvendo propostas voltadas ao uso de energia limpa, à eficiência energética e à redução dos impactos ambientais em equipamentos públicos da cidade de São Paulo.

No último dia 18, os alunos realizaram uma visita técnica ao prédio da Prefeitura de São Paulo para a coleta de informações que subsidiarão o desenvolvimento do projeto. A atividade conta com a orientação de professores dos cursos envolvidos e reforça a importância da integração entre universidade, poder público e sociedade na busca por soluções concretas para os desafios urbanos contemporâneos.

“A participação no concurso representa uma importante experiência acadêmica e extensionista, pois permite que os estudantes apliquem, na prática, conhecimentos de eletricidade, automação, sistemas embarcados, análise de dados, sustentabilidade e inovação tecnológica. Além disso, a iniciativa fortalece o protagonismo estudantil e reafirma o compromisso da engenharia com a construção de cidades mais inteligentes, eficientes e sustentáveis”, destaca a coordenadora do curso de Engenharia de Computação, professora Michele Rodrigues Hempel Lima.