Alunos dos cursos de Engenharia da Unisanta participam, já a partir do terceiro ciclo do curso de Engenharia de Computação da Unisanta do projeto Gladiadores, coordenado pelo Prof. Carlos Alberto Amaral Moino.
Divididos em grupo, os alunos ficam responsáveis pelo projeto e construção de seus próprios robôs que, na data estabelecida pelo professor, se enfrentarão em uma arena.
O aspecto aparentemente lúdico do projeto Gladiadores esconde, na verdade, um intenso e imprescindível período de estudos: até que chegue finalmente o momento da “luta” em sala de aula, os alunos precisarão apresentar ao professor todo o projeto de acordo com as regras previamente estabelecidas para a batalha – o que, entre diversas outras regras, inclui o respeito à tensão máxima permitida para a atuação do robô).
Divididos em chaves, os robôs desenvolvidos pelos alunos de Engenharia de Computação da Unisanta se enfrentarão em duplas no dia da competição, em combates de até cinco minutos.
O robô que permanecer dentro da área definida pelo professor após as batalhas será declarado vencedor. Ou seja: o grupo ganhador será aquele que, literalmente, empurrar seus adversários para fora do ringue.
Destacando que, às vezes, os alunos se envolvem de tal forma com o projeto que precisa intervir para que os ânimos não se exaltem, o professor Carlos Moino destaca que o projeto provou ser uma forma eficaz e lúdica de assimilação dos conceitos de sua disciplina, preparando-os também para o trabalho em equipe e o exercício da criatividade.