Aluno de Engenharia de Computação, Vinicius do Carmo estagia na Vivo, marca da multinacional Telefônica

Vinicius do Carmo Silva, aluno de Engenharia de Computação da Unisanta, é estagiário, desde fevereiro deste ano, da Vivo, marca da multinacional Telefônica. Presente atualmente em 16 países e contando com mais de 120 mil colaboradores ao redor do mundo, a Telefônica opera no Brasil desde 1998 com uma ampla gama de produtos e serviços na área de telefonia.

Atuando com gestão de mudanças e atualização de sistemas, Vinicius estagia no setor de desenvolvimento de OCS (Online Charging System), ligado ao sistema de cobranças da companhia. “Atuo também em projetos que envolvem melhorias e a solução de vulnerabilidades no sistema de pré-pago”, explica.

A partir do envio do seu currículo, e como parte do concorrido processo seletivo para o programa de estágios da companhia, Vinicius teve a oportunidade de apresentar algum projeto pessoal ou acadêmico já desenvolvido. “Escolhi falar sobre o meu projeto de IoT [Internet das Coisas], desenvolvido no ano passado para o curso de Engenharia de Computação. Trata-se de uma tecnologia ainda muito nova e totalmente alinhada à implementação do 5G, justamente um dos focos de todas as empresas de telecomunicações do Brasil, inclusive da Vivo”, descreve o estudante, que a seguir passou por uma dinâmica de grupo e, também no mesmo dia, por uma entrevista com gestores de equipe.

Cursando o último ano da graduação em Engenharia de Computação, Vinicius entende que toda a experiência e bagagem proporcionadas pela faculdade ao longo dos anos lhe ajudaram e tem ajudado muito todos os dias em seu trabalho: “além de ter descoberto na faculdade que gosto de trabalhar com telecomunicações, aprendi a ter noção de como me portar ou agir em determinadas situações, além de contribuir muito para que eu me comunicasse melhor. Quando iniciei a faculdade era muito tímido e não gostava de falar em público, mas os vários projetos que fiz e que precisei apresentar me ajudaram bastante a desenvolver essa habilidade. Como estagiário do NPE [Núcleo de Pesquisas em Eletrônica, ligado ao curso de Engenharia de Computação], tive também a oportunidade de participar de algumas feiras de profissões realizadas pela universidade. Hoje, gosto muito de falar em público e posso dizer que a universidade colaborou demais em um ponto que é muito importante no âmbito profissional”.

Aos que estão em busca de uma oportunidade em um mercado de trabalho repleto de desafios, Vinicius aconselha o estudo e aperfeiçoamento permanentes. “Estamos em uma área onde, a cada dia, surge uma tecnologia diferente. É importante aproveitar as oportunidades geradas pelos projetos desenvolvidos para disciplinas do curso e que, no meu caso, ajudaram no processo seletivo. É também fundamental atentar para algo que acabamos às vezes deixando de lado, que é saber se comunicar bem com as pessoas. Isso realmente pode ser um diferencial e ajudar bastante na entrada no mercado de trabalho”, finaliza o formando de Engenharia de Computação, que possui planos para continuar se especializando nas áreas de telecomunicações e gestão de projetos. “Quero contribuir cada vez mais para que, com a Vivo, consigamos ajudar mais brasileiros a se conectar de uma forma cada vez mais fácil”, finaliza.