Aluno de Engenharia de Computação da Unisanta desenvolve o SimPARAnet, simulador de Redes de Análises Paraconsistentes (RAPs)


Orientado pelo Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho, coordenador do Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada (GLPA) e desenvolvido pelo aluno de Engenharia de Computação da Unisanta, Gilberto Augusto Thomaz de Aquino Holms, o SimPARAnet consiste em um simulador de Redes de Análises Paraconsistentes (RAPs). As RAPs são redes compostas de algoritmos para análises de informações e são construídas com base na chamada Lógica Paraconsistente (um tipo especial de Lógica Não-Clássica capaz de tratar contradições). Dessa forma, o SimPARANET foi elaborado com o objetivo de tornar-se uma importante ferramenta de ajuda em projetos envolvendo este novo tipo de rede capaz de efetuar análises e tratamento de sinais originados de base de dados do Conhecimento Incerto.

O SimPARAnet é o primeiro simulador dedicado ao apoio de projetos de sistemas de tratamento de incertezas através de redes que fazem uso dos fundamentos da Lógica Paraconsistente. Em projetos de redes de apoio à tomada de decisão, os simuladores são considerados ferramentas essenciais na elaboração e formação topológica, tipos de configurações, testes e validação de sistemas de análises e decisão.

O SimPARAnet foi desenvolvido para o ambiente Windows na linguagem de programação Visual Basic 6.0 (VB6) em interface amigável e, já em sua primeira versão, vem se mostrando uma ferramenta eficiente, tendo sido utilizado em projetos de sistemas especialistas paraconsistentes para apoio ao restabelecimento de energia elétrica, de apoio ao diagnóstico médico para doenças cardiovasculares e em vários outros projetos de aplicações da Lógica Paraconsistente que vem surgindo em setores da Inteligência Artificial.