Vinicius do Carmo Silva, engenheiro de computação formado pela Unisanta, é analista de sistemas pleno na Vivo, marca da multinacional Telefônica

Ingressando no programa de estágio na Vivo em fevereiro do ano passado, e efetivado apenas 4 meses depois, Vinicius do Carmo Silva, ex-aluno do curso de Engenharia de Computação da Unisanta, é hoje analista de sistemas pleno na Vivo. Marca da multinacional Telefônica e uma das principais companhias de comunicação do mundo, a empresa opera no Brasil desde 1998 com uma grande variedade de produtos e serviços na área de telecomunicações.

“Hoje trabalho como analista funcional de sistemas, mais especificamente em um sistema de tarifação em tempo real e pré-pago, onde levantamos todos os requisitos funcionais do software antes do envio para desenvolvimento. É preciso refinar todo o escopo de negócio e definir todas as regras para, mais adiante, entregar uma nova funcionalidade que melhore a vida do nosso cliente”, explica Vinicius, que assumiu o cargo apenas 9 meses depois de se tornar analista de sistemas júnior, sua função anterior.

Entre os maiores desafios enfrentados até esse momento da carreira, o ex-aluno de Engenharia de Computação cita a participação no projeto de migração das linhas da operadora Oi para a Vivo, cuja divisão de rede móvel foi comprada por um consórcio formado pelas três maiores empresas de telecomunicações do Brasil (TIM, Claro e Vivo). “Após a minha efetivação, fui alocado para trabalhar no projeto durante as migrações das linhas, considerando que o cliente não deveria ‘sentir’ a alteração, acordando no dia seguinte sem nem saber que houve a mudança de operadora. Toda a preparação, as várias madrugadas de trabalho e as definições importantes para o projeto me fizeram crescer muito”, esclarece o ex-aluno, que tomou parte na tarefa 7 meses após ter ingressado como estagiário. “Fazer acontecer com responsabilidade e todo o contexto de importância para a vida das pessoas são valores da Vivo que me atraem. Todos os dias estamos implementando novos recursos que facilitam e conectam cada vez mais as pessoas”.

A respeito de seu período como aluno da Unisanta, o engenheiro de computação diz guardar boas memórias de dois momentos distintos. “Eu citaria o desenvolvimento dos projetos, onde aprendemos com os amigos e pessoas com as quais os desenvolvemos e que também nos reservam momentos de descontração, e os Jogos da Unisanta, onde criei boas lembranças com amigos durante o período na faculdade”, destaca.

Sobre a importância do curso e da universidade para a sua formação, Vinicius entende que toda a vivência foi muito relevante para o seu desenvolvimento profissional e pessoal: “os conteúdos práticos nos mostram um pouco de como é o mercado de trabalho, e o ponto que mais destaco é a quantidade de projetos que desenvolvemos durante os 5 anos de curso, que nos apresentam um caminho incrível que vai da postura à sequência até a entrega”.

Aos alunos em busca de oportunidades no mercado de trabalho, Vinicius aconselha que se preparem muito bem, já que a área de tecnologia está sempre em constante desenvolvimento. “É importante saber se portar em diferentes situações, sejam elas a seu favor ou contra, pois é justamente nas adversidades que podemos nos sobressair. Além disso, não se compare a ninguém, pois cada um tem o seu tempo”, finaliza o engenheiro de computação, que já iniciou um curso de pós-graduação na área de computação em nuvem (cloud computing) e planeja se especializar também em sistemas OCS, voltados para a tarifação em tempo real.