Grupo de pesquisa de Engenharia publica trabalho inovador na área de sistemas elétricos


A revista Seleção DocumentalSediado na Unisanta, o Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada (GLPA), coordenado pelo Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho, também membro do Grupo de Lógica e Teoria da Ciência do Instituto de Estudos Avançados da USP, acaba de publicar um trabalho inovador na área de sistemas elétricos de potência. Testado com sucesso em um sistema piloto por uma das maiores concessionárias do país – a EDP Escelsa -, a pesquisa pode contribuir para aperfeiçoar as estimativas em sistemas de energia elétrica.

“Neste trabalho, os resultados da estimação são obtidos por análises baseadas em Lógica Paraconsistente e Lógica Fuzzy e permitem condições confiáveis para tomadas de decisão, tais como o remanejamento de cargas, evitando a queda do sistema”, explica Inácio, coordenador do GLPA e um dos responsáveis pelo trabalho, também assinado por outros nove autores (Alexandre Rocco, Vladimiro Miranda, Jorge Pereira, Mauricio Conceição Mario, Luís Fernando Pompeo Ferrara, Dorotéa Vilanova Garcia, Alexandre Shozo Onuki, Elias Freire de Azeredo e Vitor Luiz Guitte Gardiman).

O trabalho foi publicado na Revista Seleção Documental número 27, publicação mantida pelo grupo, que é registrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) do governo brasileiro.

Seleção Documental – Criada há 5 anos e apoiada pela Universidade Santa Cecília, a revista Seleção Documental, editada pelo GLPA, divulga trabalhos de pesquisa na área de inteligência artificial e novas tecnologias, principalmente aplicações das lógicas clássica e não clássica. A revista pode ser encontrada na biblioteca da Unisanta (http://unisanta.br/biblioteca) e seus volumes ou artigos poderão ser obtidos por permuta entre bibliotecas universitárias e através da rede DialNet (http://dialnet.unirioja.es).