Ex-aluno de Engenharia Eletrônica é destaque na revista científica Solid-States Electronic

Vinícius HeltaiO ex-aluno de Engenharia Eletrônica da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Vinícius Heltai, foi um dos autores do artigo cientifico “Impact of SEG on Uniaxially Strained MuGFET Performance”, publicado no último mês de maio na revista Solid-States Electronic, da editora Elsevier, uma das revistas cientificas mais conceituadas de eletrônica do meio científico. No mesmo mês, além do artigo, Heltai defendeu seu mestrado junto à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), na área de nanotecnologia, recebendo o título de mestre em Engenharia Elétrica.

O engenheiro mostra orgulho de ter iniciado sua vida profissional e acadêmica na Unisanta, de onde relembra ainda os tempos como estudante de graduação. “Hoje vejo um sonho de graduação se realizar, como pesquisador, como professor e profissional, relembro os conceitos aprendidos. A Unisanta sempre esteve presente e dando pavimento para trilharmos uma vida de destaque. Agradeço à instituição pelo apoio e pelas suas iniciativas científicas que me permitiram como pessoa sonhar e, como profissional, concretizar”.

Heltai começou seus estudos na Unisanta no curso de Engenharia Elétrica-Eletrônica, formando-se em 2007. Durante sua graduação sempre esteve envolvido nos projetos acadêmicos da instituição, como foi o caso do projeto AeroDesign da SAE Brasil, em São José dos Campos.

Em 2006, o engenheiro foi um dos integrantes da turma de intercâmbio na França, em Toulouse, estudando Fabricação em Microeletrônica de Dispositivos nMOS. No intercâmbio, foram realizados estudos de processos de fabricação de microchips em sala limpas, permitindo que, durante a graduação, conhecimentos técnicos e científicos que são aprendidos apenas em cursos de pós-graduação fossem adquiridos.

Tais conhecimentos se mostraram um destaque na vida profissional e acadêmica, abrindo portas de centros de pesquisa como o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), na Escola Politécnica da USP (POLI/USP), referência em pesquisa cientifica de microeletrônica no país. Realizou Iniciação Cientifica ainda durante a graduação em projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Durante a Iniciação, escreveu diversos artigos científicos, alguns premiados e destaques como ocorreu na própria Unisanta, recebendo o prêmio de Honra ao Mérito Milton Teixeira em 2007 e no Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da USP em São Carlos (SP). Estes trabalhos foram resultados da continuação de seus estudos com os dispositivos fabricados durante o intercâmbio, em Toulouse, na França.

O mestrado foi financiado pela Conselho Nacional de Pesquisa Cientifica (CNPq), trabalho intitulado como “Influência do Crescimento Seletivo Epitaxial (SEG)”, no qual estudou dispositivos com tecnologia em níveis de pesquisa, que tendem a ser os sucessores comerciais em processadores. Durante o mestrado publicou nos principais congressos internacionais como a EUROSOI nos anos de 2009 e 2010, SEMINATEC e VOLTE.