Thiago Silva, aluno da Faculdade de Engenharia de Telecomunicações, é um dos mais novos trainees da multinacional Diversey

Aluno do décimo ciclo de Engenharia de Telecomunicações da Unisanta, Thiago Silva atua há pouco mais de dois meses como trainee da Diversey. A multinacional, com operações em 160 países, é líder mundial na comercialização de produtos e soluções de limpeza e higiene.

Contratado como trainee de “Food & Beverage Key Accounts” (setor que cuida das contas da empresa ligadas a alimentos e bebidas), Thiago trabalha no Centro Empresarial de São Paulo e acompanha o desenvolvimento de alguns dos clientes mais importantes da empresa, como Coca-Cola, Pepsico e Kraft, entre outras. “Colaboro na criação de planos e estratégias de crescimento paralelos, focando no setor de comidas e bebidas”, explica.

Para ingressar na multinacional, Thiago passou pelas quatro etapas de um concorrido processo seletivo, iniciado com a escolha de seu currículo entre mais de dois mil candidatos. A seguir, o aluno foi convidado a realizar uma prova escrita, realizada na fábrica da empresa (localizada em Socorro, interior de São Paulo), uma dinâmica de grupo e, finalmente, participar de um painel de vagas.

Para o futuro, Thiago, cujos últimos cursos realizados incluem inglês na Unisanta e técnico em Informática no Senai, pretende continuar se especializando e mostra interesse em ser transferido para a matriz da empresa, localizada em Winsconsin (EUA).

Segundo o aluno, único estudante de instituição de ensino superior privada contratado no processo, aqueles que buscam oportunidades semelhantes no mercado precisam acreditar que nada é impossivel. “Basta ter determinação. O mercado de trabalho procura profissionais que tenham garra, força de vontade e espírito de equipe. Com certeza, o conhecimento é vital, mas não é porque você não tem as melhores notas da sala que não vai conseguir ingressar em uma grande empresa, em uma grande vaga”, finaliza Thiago.

Trainee – Normalmente oferecido a jovens formados há até dois anos com o objetivo de proporcionar um desenvolvimento profissional mais eficiente, o trainee – que, em inglês, vem de “training” – é um cargo no qual o funcionário, orientado por um tutor, passa por treinamentos que vão de cursos específicos voltados para uma determinada área ao conhecimento de diversas cadeias de processos da empresa. Enxergando a instituição de forma mais ampla, o período como trainee normalmente é concluído com a apresentação de um ou mais projetos que visem a melhoria de práticas e processos.