Bruno Rodrigues, ex-aluno de Engenharia de Computação, obtém título de Doutor pela POLI/USP


Bruno RodriguesO engenheiro Bruno Rodrigues, formado em 2003 pela Faculdade de Engenharia de Computação da Unisanta, teve a sua tese de doutorado aprovada em sessão pública realizada no último dia 05/09, no Anfiteatro da Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP). O trabalho, intitulado “Projeto e implementação de um sistema matricial para medição de pH baseado em transistores de porta suspensa(SGFET)”, foi aprovado por unanimidade pela banca, composta por 4 acadêmicos brasileiros e 3 franceses.

Com artigos publicados em quatro países (Estados Unidos, França, Áustria e Nova Zelândia), Bruno integrou o grupo que, em 2001, participou do estágio na área de microeletrônica em Toulouse, dirigido especialmente a estudantes dos cursos de Engenharia da universidade. “Com certeza, o intercâmbio em Toulouse foi o grande pontapé inicial na minha carreira. Após o estágio realizado na França eu me interessei pela área de microeletrônica, onde continuo até hoje”, afirma.

Bruno RodriguesAs pesquisas de doutorado de Bruno, vinculadas ao Laboratório de Sistemas Integráveis da POLI/USP, foram apoiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agências federais de fomento à pesquisa. O diploma de Bruno será validado no Brasil pela Universidade de São Paulo e na França pela Universidade de Rennes 1.

Da Iniciação científica ao doutorado – Em 2001, Bruno ingressou como estagiário em um projeto de iniciação científica na Universidade de São Paulo (USP), trabalhando com o processo de fabricação em plasma. “A oportunidade surgiu após uma visita à USP com o professor Mendes [coordenador do projeto Toulouse], onde conhecemos o laboratório e seus pesquisadores. Ao terminar o meu estágio, fui convidado pelo professor Patrick Verdonck para fazer o mestrado e, em seguida, pelo professor Nilton Morimoto para fazer o doutorado. O convite para ir à França foi consequência”, diz.

Bruno apresentou o seu Mestrado no LSI/USP com o tema “Plasmas fluorados com acoplamento indutivo”, que consistia em realizar melhorias e a caracaracterização em um reator de plasma de alta densidade. Seu doutorado foi parcialmente realizado na França, com o desenvolvimento de um sensor baseado na tecnologia SGFET.

Bruno Rodrigues