Desenvolvido pelos alunos Alan Maciel, Alexandre Marianno, Bruno Umbelino, Cristiano Queiroz, Fernando Landim, Marcos Alves e Renato Neri como parte da disciplina Técnicas de Programação II, ministrada pela professora Dorotéa Vilanova Garcia, o submarino de controle wireless é capaz de submergir, emergir e se deslocar por controle “wireless” (sem fio). O projeto possui ainda como diferencial a possibilidade de recarregamento da bateria sem que seja necessária a abertura do submarino.
A estrutura do submarino foi dividida em três segmentos: controle de dispositivos (que acomoda o circuito eletrônico receptor responsável pelo acionamento de todos os dispositivos do submarino), tanque de lastro (que, com a utilização de bombas, objetiva submergir e emergir o submarino através do preenchimento e esvaziamento de água deste compartimento) e propulsão (que acomoda os dois motores de corrente contínua responsáveis pela propulsão do submarino).
Para comandar e monitorar o funcionamento do submarino wireless, os alunos desenvolveram ainda uma aplicação na linguagem de programação C# (plataforma .NET). A estrutura de desenvolvimento do software foi baseada em camadas e orientada a objetos de modo a facilitar a manutenção e a implementação de novos recursos.
Através da aplicação de controle do submarino é também possível obter dados sobre o tempo gasto no percurso, traçar gráficos de diferentes formas (barras, 3D e pizza, entre outros) e, entre outros recursos, armazenar as informações recebidas em um banco de dados – possibilitando uma detalhada avaliação do desempenho do submarino para eventuais otimizações.
Além do envio de comandos para o submarino e da configuração e gravação do código dos sensores para a porta paralela, a aplicação desenvolvida por alunos do curso de Engenharia de Computação da Unisanta também permite o acompanhamento da trajetória do submarino durante todo o percurso, recurso implementado através de sensores.