Ex-aluno de Engenharia, Caio Bertazini atua na multinacional EMC, uma das maiores provedoras de plataformas de armazenamento de dados do mundo


Caio BertaziniCaio Bertazini, formado em Engenharia pela Universidade Santa Cecília no ano de 2010, atua hoje como engenheiro de sistemas na multinacional EMC. A companhia, uma das líderes do mercado de sistemas de infraestrutura de informação, softwares e serviços, é também uma das maiores provedoras mundiais de plataformas de armazenamento de dados.

“Hoje sou responsável tecnicamente por todas as soluções e serviços da EMC que são ofertados a um determinado número de clientes, engajando especialistas de diversas linhas de produtos e de consultoria para ajudar no dimensionamento e definição da melhor solução possível para cada necessidade dos clientes”, afirma Caio, que também explica que a companhia trabalha focada em trazer soluções e serviços para as novas demandas do mercado de tecnologia da informação, que atualmente passa por grandes transformações.

Formado há 5 anos, Caio aconselha aos estudantes, que pretendem sobreviver em um mercado de trabalho cada vez mais exigente, que se dediquem ao estudo da língua inglesa: “antes mesmo de qualquer aspecto técnico, o domínio do inglês, pelo menos na leitura, é mais do que fundamental. Um bom profissional precisa absorver grandes volumes de informação e a grande maioria, se não todas as fontes de informações internas e externas das empresas, estão em inglês. Sem esse domínio, todo o processo de aprendizado de novos conceitos e tecnologias fica bem prejudicado, tomando mais tempo do que deveria”, sugere.

Caio também acrescenta que qualquer profissional precisa ser curioso por natureza, no sentido de querer entender como as coisas funcionam, mesmo que não diretamente relacionada ao seu trabalho direto: “Quanto mais conhecimento você puder absorver sobre diversos temas e tecnologias, mais versátil você parecerá para a empresa e mais fácil se tornará a sua adaptação às novas tecnologias as quais você será exposto durante a sua carreira”.