Desenvolvido pelo aluno do oitavo ciclo de Engenharia de Computação da Unisanta, Gabriel Vinicius Hurtado, sob a orientação da Prof. Dorotéa Vilanova Garcia, o ADCAT (Auferidor de Dados de Circuito de Alta Tensão) foi apresentado no 7º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC-SEMESP), promovido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP) e premiado na Jornada Ceciliana.
Realizando a fundamental mineração dos dados no intuito de auxiliar na tomada de decisão, o ADCAT lê os dados provenientes de um sistema supervisor responsável pelo armazenamento de informações do sistema elétrico de transmissão de energia e realiza a filtragem dos dados relevantes que venham a caracterizar o desarme de um disjuntor de circuito, auxiliando o operador no restabelecimento do sistema e sinalizando as ocorrências necessárias para a tomada de decisão. Com base nos dados coletados e modelados pelo ADCAT, se poderá obter, através de um rede neural paraconsistente (atualmente em fase de desenvolvimento) um amplo cenário comportamental dos equipamentos, especialmente no que diz respeito ao seu estado aberto e fechado e medidas de corrente e tensão.
Uma vez detectada qualquer anomalia, o ADCAT gera uma fotografia da topologia do circuito e registra os dados de identificação do equipamento, além de sua respectiva corrente e tensão. O ADCAT é ainda capaz de averiguar a ocorrência de outras perturbações em decorrência do alarme.