Unisanta envia 16ª turma de alunos de Engenharia para intercâmbio na França

Projeto Toulouse Unisanta: turma 17Em um mercado promissor, mas que exige cada vez mais qualificação, profissionais detentores de conhecimentos diferenciados têm a chance de ocupar melhores posições em suas áreas de atuação.

Atentos à essa realidade, 15 alunos de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) embarcam, no próximo dia 28, para a cidade de Toulouse, na França, onde participam do Intercâmbio Internacional mantido pela Universidade e o Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse (INSA), um dos mais importantes centros de pesquisa em microeletrônica do mundo.

Eles fazem parte da 16ª turma enviada pela Unisanta à França para estágio no Ateliê Interuniversitário de Microeletrônica (AIME), que recebe apenas, além dos estudantes brasileiros, alunos da França e da Espanha. Durante uma semana, os universitários participarão de todo o processo de fabricação de circuitos integrados (chips), produzindo esses componentes eletrônicos com o uso da nanotecnologia. No total, eles permanecerão 15 dias na Europa.

Essa edição, que marca os 50 anos do Complexo Educacional Santa Cecília, terá uma novidade em relação aos anos anteriores. O grupo irá conhecer o Centro de Fabricação e Estudos de Navegação Aeroespacial da Airbus, com sede em Toulouse, incluindo uma visita à aeronave A380, a maior do mundo na categoria comercial, com capacidade máxima para 853 passageiros.

De acordo com o professor Djalmir Correa Mendes, que coordena o projeto Toulouse, “os sistemas de comando e aterramento daquela aeronave apresentam uma tecnologia de ponta que muito interessará os alunos”.

Expectativa – Matheus Marques da Silva, 21 anos, aluno do 4º ano de Engenharia de Telecomunicações, está ansioso por realizar o intercâmbio e conhecer um pouco da cultura europeia. “Tive conhecimento desse intercâmbio internacional ao pesquisar o site da Unisanta antes mesmo de ingressar no curso de engenharia. Desde então, alimentava o desejo de participar do projeto”, contou o jovem estudante que desde agosto de 2010 participou das aulas teóricas ministradas aos sábados a todos os interessados em ir à França.

Silva revelou que muitos não conseguiram acompanhar essa primeira etapa, devido ao ritmo de estudos, que incluíram fundamentos de Física Quântica e processos de fabricação de circuitos integrados . A seleção se deu ainda com a realização de uma prova aplicada na metade do treinamento. “Somente aqueles que tiveram os melhores desempenhos e frequência puderam ocupar as vagas para estágio no AIME”.

O futuro engenheiro, que irá completar um ano de estágio na empresa Ericson – líder mundial de equipamentos de telecomunicações-, acredita que a experiência dará um novo impulso em sua carreira. “Consegui dispensa para essa viagem, mesmo sem ter completado um ano na empresa. A bagagem científica e cultural que trarei com certeza me ajudará a crescer na carreira profissional”.

Com mais idade, 36 anos, nem por isso menos ansioso, Daniel Belo, que está no 3º ano de Engenharia Elétrica e trabalha na Metalock – empresa de reparo naval -, também espera que o intercâmbio lhe possibilite crescer profissionalmente. “Esta é uma oportunidade única. O curso é bem promissor e dará um up grade em minha carreira profissional. Foi um ano de estudo e muita luta, que agora é coroado com essa viagem”.

De acordo com o professor Mendes, alunos de Engenharia da Unisanta já conquistaram vagas concorridas de iniciação científica, mestrado e doutorado em universidades estaduais e federais, além de se destacarem em concursos no país e no exterior. “Somos referência em formação na área de microeletrônica no país, devido à experiência adquirida na França”, destacou.

Cerca de 200 alunos de Engenharia da Unisanta já passaram pelo intercâmbio e 20 deles hoje são mestres ou doutores em microeletrônica, acrescentou o docente.

Além do estágio em Toulouse, os alunos participarão de roteiro cultural em Paris e Barcelona. Participam estudantes de Engenharia Eletrônica, Elétrica, de Computação e de Telecomunicações da Unisanta.