O programa foi projetado para auxiliar o profissional de medicina a diagnosticar casos em pacientes suspeitos de serem portadores de doenças cardiovasculares.
Segundo o aluno, a apresentação rendeu diversos elogios dos presentes. “Uma das congressistas, doutoranda de uma universidade federal, veio conversar comigo ao término da apresentação e solicitou minha intervenção no sentido de visitar a Unisanta e acabou conhecendo professores e laboratórios, prova de que a universidade está forte nesta área de pesquisa”.
Holms foi orientado pelo Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho, coordenador do Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada (GLPA ), sediado na Unisanta. Construído na linguagem Visual Basic, o software utiliza algoritmos de tratamento de incertezas fundamentado em Lógicas Não-Clássicas, mais exatamente na Lógica Paraconsistente Anotada (LPA). A lógica da contradição, que é baseado na variabilidade do comportamento humano.
Para a apresentação do software no “Safety, Health and Environmental World Congress ‘2007”, o aluno Gilberto Holms e o Prof. João Inácio da Silva Filho juntaram-se a mais dois pesquisadores da Unisanta: Prof. Dra. Brigitte Rieckmann Martins do Santos (especialista da área da Biomedicina) e do Prof. Dr. Alexandre Rocco, que trabalha na modelagem das redes de análises.
O ParaHIPER foi também apresentado no 6° Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC), realizado na Universidade de Guarulhos (UNG), no final do ano passado e recebeu menção honrosa na IV Jornada Ceciliana de Iniciação Científica.