“Trabalho com desenvolvimento em Oracle e com as metodologias do cliente. Inicialmente, eu estava na Equipe TAM Cargo, que cuida de toda a parte de controle de embarque e estoque de cargas do nosso cliente, porém, fui convidado para participar de um projeto de integração do Oracle Applications R12, onde estou atuando agora”, explica. Atualmente, Rodrigo é responsável pela auditoria e validação de todas as personalizações e documentações referentes ao projeto, que foram desenvolvidas na troca da versão do banco de dados que era utilizado anteriormente.
Para ingressar na cobiçada multinacional, o aluno conta que passou por um rigoroso processo seletivo: “em Janeiro eu fiz provas de raciocínio lógico, inglês e redação. Após algumas semanas, saiu o resultado e fui chamado para participar de uma dinâmica de grupo”. Também aprovado nesta etapa, Rodrigo foi convocado para uma entrevista com um dos gerentes da empresa: “falamos sobre meus interesses e minha formação. Acredito que me encaixei no perfil que eles estavam procurando para a vaga”, revela. Antes de iniciar o estágio, o estudante passou por dois treinamentos – um em linguagem Java e outro em Oracle (PL/SQL, Oracle Forms e Oracle Reports).
Rodrigo, que planeja continuar na IBM – “aprendendo o máximo possível”, conforme revela – para, no futuro, partir para a área de consultoria Oracle ou liderar algum time de desenvolvimento, aconselha os estudantes a se qualificarem o máximo possível e a estudarem inglês, buscando oportunidades em empresas ligadas à área de sua preferência: “você vai achar uma que precisa de alguém com o seu perfil”, finaliza.