Rodrigo Dias: mais um aluno de Engenharia de Computação contratado pela multinacional IBM


A exemplo do formando Fernando Arrebola, quatro meses de estágio foram suficientes para que Rodrigo Dias, aluno de Engenharia de Computação da Unisanta, fosse contratado como especialista em tecnologia da informação pela multinacional IBM. A empresa é considerada uma das maiores fornecedoras mundiais de soluções do mercado, atuando em setores como consultoria, serviços de infraestrutura, hospedagem e fabricação e venda de hardware e software para computadores. E as semelhanças com o colega de curso e de trabalho não param por aí: assim como Fernando, Rodrigo foi igualmente contratado no dia 9 de setembro.

“Trabalho com desenvolvimento em Oracle e com as metodologias do cliente. Inicialmente, eu estava na Equipe TAM Cargo, que cuida de toda a parte de controle de embarque e estoque de cargas do nosso cliente, porém, fui convidado para participar de um projeto de integração do Oracle Applications R12, onde estou atuando agora”, explica. Atualmente, Rodrigo é responsável pela auditoria e validação de todas as personalizações e documentações referentes ao projeto, que foram desenvolvidas na troca da versão do banco de dados que era utilizado anteriormente.

Para ingressar na cobiçada multinacional, o aluno conta que passou por um rigoroso processo seletivo: “em Janeiro eu fiz provas de raciocínio lógico, inglês e redação. Após algumas semanas, saiu o resultado e fui chamado para participar de uma dinâmica de grupo”. Também aprovado nesta etapa, Rodrigo foi convocado para uma entrevista com um dos gerentes da empresa: “falamos sobre meus interesses e minha formação. Acredito que me encaixei no perfil que eles estavam procurando para a vaga”, revela. Antes de iniciar o estágio, o estudante passou por dois treinamentos – um em linguagem Java e outro em Oracle (PL/SQL, Oracle Forms e Oracle Reports).

Rodrigo, que planeja continuar na IBM – “aprendendo o máximo possível”, conforme revela – para, no futuro, partir para a área de consultoria Oracle ou liderar algum time de desenvolvimento, aconselha os estudantes a se qualificarem o máximo possível e a estudarem inglês, buscando oportunidades em empresas ligadas à área de sua preferência: “você vai achar uma que precisa de alguém com o seu perfil”, finaliza.