Estudante do curso de Engenharia de Computação da Unisanta, Felipe Roque fala sobre o desafio técnico do projeto, envolvendo técnicas de orientação a objeto e o uso de um servidor, além da comunicação entre máquinas clientes. “Para que novos comandos fossem adicionados [ao sistema], criamos uma classe concreta para o comando e encapsulamos nela toda a informação necessária para que o comando pudesse ser executado, fosse uma mensagem com a intenção de disparar no mar inimigo ou uma mensagem para a atualização do servidor. Nenhuma linha de código precisava ser mudada nos componentes já existentes conforme o sistema foi sendo desenvolvido, e esta foi a decisão mais impactante no decorrer do projeto”, explica o aluno, que criou o jogo em conjunto com o também estudante Guilherme Maynart Rodrigues.
Fernando Branquinho, professor responsável pela disciplina, explica que o principal fator envolvido no projeto é o de colocar o estudante em contato direto com a especificação formal de um problema complexo. “Deste modo, o estudante torna-se capaz de antecipar os desafios que irá enfrentar em sua carreira profissional”, finaliza.